- Anúncio -

Minas Gerais – No dia 28 de abril, o serviço de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), Base Varginha, completou 7 anos de operação no sul de Minas Gerais, com mais de 1.200 atendimentos. No primeiro trimestre de 2023, realizaram cerca de 100 missões.

O SAAV é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde (CISSUL/SAMU) com o Corpo de Bombeiros Militar, por meio da 2ª Companhia Especial de Operações Aéreas (2ª CEOA). O helicóptero Arcanjo é empregado nos atendimentos pré-hospitalares e na logística de captação de órgãos. O serviço foi criado para possibilitar e agilizar o acesso ao serviço de saúde, seja em unidades hospitalares ou locais de difícil acesso.

Segundo o consórcio intermunicipal de saúde, “o serviço revolucionou o atendimento médico de pacientes que necessitam de intervenções hospitalares mais complexas, proporcionando mais assertividade e segurança nos tratamentos.”

A Central do SAMU (192) e do Corpo de Bombeiros Militar (193) recebem a solicitação, que passa por avaliação da regulação médica. Se for necessário o suporte avançado de vida, o helicóptero é acionado. A equipe operacional do Arcanjo é composta por 03 Bombeiros Militares (01 Piloto e 02 Tripulantes Operacionais) e 02 profissionais de saúde do CISSUL/SAMU (Médico e Enfermeiro).

Além do Suporte Aéreo Avançado de Vida, a 2ª CEOA realiza ações de combate a incêndio florestal, defesa civil, salvamento e resgate aéreo e conta hoje com 16 profissionais especializados em ações de bombeiros.

YouTube player
- Anúncio -