Trabalho do GRAer/BA salva vidas e qualifica atendimento de emergência

Salvar vidas resgatando e transportando pessoas em suas aeronaves é um serviço disponível para toda a população baiana e faz parte da rotina dos profissionais que trabalham no Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado da Bahia (Graer).

De acordo com o capitão da PM Reinaldo dos Santos, comandante de aeronave, o Graer conta atualmente com cinco aeronaves, que realizam, além das missões militares, o trabalho de resgate, remoção e transporte inter-hospitalar de pessoas acidentadas ou em situação de emergência médica.

O atendimento ocorre geralmente em locais onde o acesso terrestre é difícil para os veículos e quando o socorro deve ser feito com extrema rapidez. O serviço é articulado, mediante parceria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por intermédio da Central Estadual de Regulação, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e com o Salvar.

O oficial militar informa que estas ações são legais e estão previstas no Plano de Emprego Operacional (Plemop) do Graer. Em 2010, as equipes do grupamento foram responsáveis pela realização de 185 atendimentos, feitos por diversos motivos e em várias regiões do Bahia.

Captação de órgãos

O capitão Reinaldo reforça que a rapidez no atendimento é um fator fundamental e muitas vezes as viaturas de acesso terrestre não conseguem chegar ao destino ou então demorariam demais para alcançar a vítima e se deslocar. “Por isso, quanto mais rápido for o tempo-resposta, mais chances o paciente tem de obter êxito e ter sua vida salva, isto qualifica e diferencia o atendimento prestado”, disse.

O militar acrescenta que, além das modalidades de atendimento à população, as aeronaves e os profissionais do Graer também participam constantemente de ações para captação de órgãos, outro importante trabalho e que também é responsável por salvar muitas vidas.

Longe de ser um privilégio de poucos, a parceria estabelecida pelo Graer/PM e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) promove importantes ações no atendimento de emergência em saúde que diariamente ajudam salvar vidas.


Fonte: Agecom/BA


Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

três × 2 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários