Rio Grande do Sul – A UNIAIR, empresa de táxi aéreo que integra o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed (RS), apresentou no aeroclube de Eldorado do Sul, na última sexta-feira (20), o mais novo avião incorporado em sua frota, um bimotor turboélice, modelo King Air B260.
Com um investimento de R$ 36 milhões, o avião será usado no transporte aeromédico neonatal, pediátrico e adulto, bem como no transporte de passageiros e de órgãos. Na configuração de ambulância aérea, a aeronave poderá transportar até dois pacientes simultaneamente e na configuração executiva, poderá transportar até oito passageiros.
Com essa nova aeronave, a UNIAIR passa a ter quatro aviões King Air e dois helicópteros Airbus/Helibras, modelo AS350, todos com capacidade para transportar pacientes. Para o presidente da UNIAIR, Maurício Goldbaum, o investimento consolida a liderança da empresa no mercado de aviação e nas operações de transporte aeromédico.
“Somos a única empresa com frota própria no Sistema Unimed nacional. Nossas aeronaves atuam em táxi aéreo, em transporte executivo e no serviço oficial de transporte de órgãos para transplante, credenciado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul”, complementou Goldbaum.
A aeronave, com menos de 100 horas de voo, foi comprada nos Estados Unidos. “Esse avião é um dos mais modernos da família King Air. Possui piloto automático, pressurização automática, espaço amplo para bagagem e voa a uma altura de 35 mil pés, a 575 Km/h”, explicou.
O avião ficará na sede da empresa, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A UNIAIR estuda expandir bases operacionais pelo País. Hoje, existe uma em Porto Alegre e outra em Londrina, no Paraná.
A decisão pelo novo avião surgiu devido a demanda dos pacientes da Unimed. “Estávamos precisando. A gente acha que, mesmo com o valor elevado, vale a pena. Não fazemos aventura, o avião está pago. É um avião financiado pela UniCred, outro braço nosso. Vimos que tínhamos condições. A partir de agora, vamos fazer uma campanha de divulgação para o sistema Unimed conhecer a novidade e utilizar. E, se for preciso, vamos montar bases operacionais em outros locais”, afirmou o presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May.
A UNIAIR possui 3,6 milhões de beneficiários no país, na modalidade executiva e na plataforma aeromédica. Desde sua criação, a empresa realizou 11 mil voos, em 36 mil horas. Além disso, possui permissão para voar em todo o território nacional, América Latina e Caribe nas funções de transporte aeromédico e voos executivos.