A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará realizou, na última sexta, 10, a condução da 500ª vítima socorrida por uma unidade aeromédica, entre resgates e remoções. O veículo usado no transporte foi um helicóptero equipado com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O atendimento foi feito na CE 065, entre os municípios de Maranguape e Palmácia, na localidade de Ladeira Grande (em Maranguape), devido a um acidente de trânsito ocorrido no local. A vítima, um homem de 52 anos, foi resgatada e transportada ao Instituto José Frota, no Centro de Fortaleza.
A contagem iniciou desde que a estrutura do esquadrão aéreo da Segurança Pública cearense passou por reformulação, em janeiro de 2007.
Atualmente, a Ciopaer conta com sete aeronaves com capacidade para grandes operações. Dentre as aeronaves, duas são estruturadas como UTIs aéreas e com equipamentos médicos de alta tecnologia.
A unidade aérea integra também em sua tripulação equipes aeromédicas qualificadas para as missões de suporte à vida, contando com médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Estado (Samu/CE), através de convênio entre a SSPDS e Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Fonte: O Povo