A utilização do VANT nas atividades de segurança pública em Minas Gerais

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

CHRISTIANO CARVALHO BISPO
Comandante de Aeronave – PMMG

A aviação policial é um conceito já internalizado pelas organizações policiais em todo o Brasil, e os serviços prestados pelas unidades aéreas há muitos anos têm contribuído para a melhoria da segurança pública em todo o país. Sabe-se, no entanto, das necessidades de melhoria: em investimentos tecnológicos, no ensino e treinamento, na integração com os demais órgãos aeronáuticos e em outros diversos campos.

VANT

Certamente tem-se buscado a cada dia a correta gestão dos recursos colocados à disposição das organizações aéreas policiais, na procura de alcançar a máxima eficiência, eficácia e qualidade nos serviços, com um diferencial: a ênfase na segurança nas operações.

Contudo, a proposta de inserção de novas tecnologias, assim como toda a mudança dentro das organizações, pode gerar expectativas, desconforto e até mesmo rejeição por alguns de seus integrantes, grande parte disso em virtude da desinformação. A tecnologia dos Veículos Aéreos Não Tripulados, em certo aspecto, não é totalmente uma novidade, como se procurou explicitar na abordagem histórica sobre o tema. No entanto, em vista da sua não utilização pela maior parte das organizações de segurança pública e defesa social, principalmente no Brasil, já denota seu caráter de inovação.

A proposta, então, foi a de iniciar o assunto, procurando verificar como o emprego dessa nova tecnologia pode acrescentar nas atividades do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo na Polícia Militar de Minas Gerais, sem que para isso deva entrar em conflito com a atual filosofia de operações e segurança de voo, há tanto tempo praticada por essa organização aérea.

Dessa forma, a busca do estudo das inovações é fundamental para compreender os reflexos da inserção de novas tecnologias nas organizações, cujo objetivo será sempre a melhora dos produtos ou processos, não incorrendo de tal modo numa tentativa puramente empírica.

O objetivo geral da pesquisa foi o de analisar a viabilidade da utilização do Veículo Aéreo Não Tripulado em complementação às atividades de radiopatrulhamento aéreo na Polícia Militar de Minas Gerais. Mas como foi abordado em um contexto geral, as informações contidas neste trabalho monográfico podem ser aplicadas para análise do tema em outras polícias.


Clique aqui e leia a monografia completa

A utilização do VANT nas atividades de segurança pública em Minas Gerais 


- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom o estudo. Acredito que há necessidade de de desenvolvermos cada vez mais a pesquisa para a utilização desse instrumento na segurança pública, de maneira a otimizar os meios e recursos disponiveis para a atuação d Estado, inclusive em catástrofes, incluindo os VANTs e os DRONEs. Bons voos a todos.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários