Esquadrilha Pégasus visita a Helibras, Academia da Força Aérea e Aviação do Exército

Minas Gerais – No período de 15 a 20 de março de 2015, integrantes do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais realizaram visita técnica à empresa HELIBRÁS, Academia da Força Aérea – AFA e Comando de Aviação do Exército – CAVEX.

A comitiva foi composta por 14 (quatorze) militares, sendo 02 (dois) oficiais superiores coordenadores, 03 (três) oficiais pilotos de avião e 07 (sete) oficiais alunos do Curso de Piloto Privado de Helicóptero / Comandante de Operações Aéreas 2014 (PPH/COA 2014) mais 02 (dois) graduados Tripulantes Operacionais.

12

A viagem faz parte do Plano de Treinamento do Curso PPH/COA 2014, aprovado pela Resolução Nº 4.321 de 16 de julho de 2014, assinada pelo Comandante Geral da PMMG e complementa a base curricular do módulo teórico do curso, além de proporcionar o intercâmbio de conhecimento com as Instituições Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e a Empresa HELIBRÁS.

O Comando do Batalhão do Btl RpAer entendeu oportuno, conveniente e necessário agregar ao treinamento a realização de visitas técnicas, para que os alunos conheçam a realidade de outras Instituições envolvidas no cenário da aviação brasileira, além de proporcionar o conhecimento in loco de algumas práticas de gestão e operação de aeronaves de asas fixas e rotativas.

A comitiva iniciou as atividades no dia 16 de março, Segunda feira, pela Empresa HELIBRÁS, localizada na cidade de Itajubá/MG onde foi apresentado ao grupo todo o histórico da montadora, iniciando desde a instalação na cidade de Itajubá/MG em 1980, passando pela inauguração da filial em São Paulo/SP em 1998, pela modernização e inauguração do Centro de Suporte ao Cliente (CSC) no ano de 2013 em Atibaia/SP até a apresentação do projeto para lançamento da primeira aeronave de asas rotativas totalmente brasileira que está prevista para o ano de 2020.

Após a apresentação institucional, os militares foram encaminhados até o Centro de Fabricação de Cablagem, onde puderam presenciar a fabricação e configuração da cablagem das aeronaves montadas pela empresa. Na ocasião estavam sendo fabricadas a cablagem básica de duas aeronaves, um EC725 e um Esquilo AS350.

???????????????????????????????

Seguindo com a visita, a Comitiva deslocou até a linha de montagem do EC725, onde foram apresentadas as distintas fases de montagem da Aeronave, desde o recebimento da estrutura da célula, passando pela instalação da cablagem, montagem do cone de cauda, instalação dos motores, transmissões, aviônicos e aplicação da pintura, até a liberação para os ensaios em voo.

O grupo conheceu também a linha de montagem dos helicópteros Esquilo AS350, EC130 e EC145.

Posteriormente, já no Centro de Montagem e Oficina de Conjuntos Dinâmicos, foram mostrados aos militares como são montados e manutenidas as transmissões e mastros de toda linha Airbus/Eurocopter e na linha de manutenção de pás foi possível conhecer diversos procedimentos adotados para análise e manutenção feitos pela montadora.

Na sequência, a visita prosseguiu até o Centro de Treinamento da HELIBRÁS, responsável pela formação de mais de 13.000 alunos, distribuídos em seus diversos cursos. O grupo conheceu as instalações, as maquetes de instrução e toda a infraestrutura logística utilizada para formação de seus alunos.

34

No dia seguinte, já na cidade de Pirassununga/SP, a Comitiva deslocou até a Academia da Força Aérea – AFA, onde tiveram a oportunidade de visitar o Museu Histórico da AFA e conhecer parte da história da aviação brasileira, desde sua criação em 1919 no Rio de Janeiro/RJ, ainda com o nome de Aviação Militar, passando pela criação da Escola da Aeronáutica em 1941 ainda na cidade do Rio de Janeiro/RJ, até a mudança definitiva para Pirassununga/SP em 1971.

Em seguida, o grupo conheceu o 1º Esquadrão de Instrução Aérea, o Hangar de Manutenção dos T-27 e a sala de simuladores, que conta com dois exemplares, utilizados inclusive por Forças Armadas de outros países.

No parte da tarde, os militares do Btl RpAer deslocaram até o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecida como Esquadrilha da Fumaça, que iniciou suas atividades em 14/05/1952 e possui hoje 3.689 apresentações em 21 países.

Após a visita à Esquadrilha e já finalizando o roteiro de visitas na AFA, a Comitiva seguiu para o DTCEA Pirassununga, onde após instrução detalhada do funcionamento daquele Órgão, conheceram a estrutura do APP e da Torre de Controle.

32

Conforme planejado, na Quarta feira, 18, a comitiva desembarcou em frente ao prédio do Comando de Aviação do Exército (CAVEx), na cidade de Taubaté/SP, onde o Gen Bga Fourlan, Comandante da Aviação do Exército deu as boas vindas aos militares do Btl RpAer.

Após apresentação da Palestra Institucional, a Comitiva seguiu para o 1º BAvEx, onde conheceram toda a estrutura de apoio de solo, armamentos e equipamentos utilizados nas operações militares e as aeronaves Fenec, Esquilo AS350 e EC725.

Na parte da tarde, as atividades deram prosseguimento no Batalhão de Manutenção e Suprimentos (B MNT SUP), onde o grupo verificou in loco a linha de manutenção das Aeronaves Panteras, Cougar e Esquilos. O grupo conheceu as Seções de Manutenção de Motores e Conjuntos Rotativos, Pás, Baterias e a Companhia de Suprimentos.

Ao final, a Comitiva deslocou até o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), onde verificaram toda a infraestrutura utilizada pelo Exército Brasileiro para formação de seus alunos.

Foram seis dias de viagem e mais de mil e quinhentos quilômetros percorridos, onde os militares do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMG puderam agregar relevantes conhecimentos e estreitar importantes laços de parceria com outros profissionais da aviação civil e militar.

Confira as fotos:

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

4 × cinco =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários