- Anúncio -

Ceará – “Voar para proteger e salvar”. É com esse lema que os profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) trabalham em prol da sociedade cearense há 26 anos.

Em suas missões aeromédicas, os pilotos, operadores aerotáticos e operadores de suporte médico (profissionais de saúde) se destacam por fornecer um suporte avançado de vida. As operações ocorrem mediante parceria entre as secretarias da Segurança e da Saúde, possibilitando a participação de médicos e enfermeiros nas equipes de voo.

Um desses servidores, o cirurgião pediátrico Antônio Emílio, é lotado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e atua nas operações aeromédicas realizadas pela Coordenadoria. No dia do médico, 18 de outubro, Antônio falou sobre a alegria de exercer a profissão e sobre o reconhecimento das pessoas.

“É um dia que recebemos muitas felicitações e agradecimentos. Isso é muito bom. Esse reconhecimento do nosso trabalho me faz sempre refletir sobre a maneira que atuamos. Me faz refletir ainda sobre a questão humana, sobre consolar e ter empatia com os pacientes. Estaremos sempre à disposição de todos”, disse Emílio.

“Buscamos sempre melhorar a qualidade no atendimento. Hoje, com a utilização de aeronaves que possuem UTI aérea, além de equipamentos que auxiliam os médicos, fornecemos um transporte de qualidade. Isso possibilita uma atuação excelente em nossos deslocamentos aéreos. Dessa forma, otimizamos o tempo resposta das ocorrências e damos celeridade às ações”, destacou o médico do SAMU.

Em 2021, foram 158 ocorrências aeromédicas atendidas pela CIOPAER, em suas quatro bases fixas: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá. A coordenadoria dispõe de dez aeronaves, sendo nove helicópteros (um EC130 B4, dois AS350B2 esquilo, três Airbus EC135 e três EC145) e um avião modelo Cessna 210.

Quatro aeronaves possuem capacidade de configuração para UTI Aérea e detêm modernos equipamentos, entre eles, incubadora para transporte de recém-nascido, ventilador pulmonar, bombas de infusão, entre outros.

- Anúncio -