A padronização de procedimentos operacionais no combate a incêndio em edificações elevadas

Igor Bernardo Alcoforado PEQUENO Oliveira
Raphael Luiz Ferreira PALMIERI
Ricardo VIEIRA dos Santos
RODOLFO Augusto França Campos
Thiago AGOSTINHO Dias

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiros Militar Dom Pedro II como requisito parcial para obtenção do grau de oficial do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro elaborado por Cadetes do CBM/RJ.

Resumo:

Este trabalho visa atender à necessidade de padronizar as atividades de combate a incêndios em edificações elevadas. Para tanto, utilizou-se para a montagem dessa pesquisa, informações a respeito dos históricos de prédios que foram consumidos por incêndio, a classificação das edificações como elevadas, agregando normas e parâmetros de caráter técnico.

Incluem-se aos dados abrangidos, os procedimentos técnicos e táticos para atuação nesse tipo de ocorrência. Utilizou-se como método de organização, a exposição dos assuntos em capítulos cujo conteúdo explora todas as necessidades para construir uma padronização do assunto abordado.

Além disso, para detalhar a área operacional do Estado do Rio de Janeiro, no anexo consta um questionário com perguntas que especificam as diversidades de situações e procedimentos encontrados nas Organizações Bombeiros Militar do nosso Estado.

Palavras chaves: Edificações elevadas, padronização de procedimentos, incêndio.

O trabalho, em seu Capítulo 7, “Recursos especializados do CBMRJ para o apoio aos eventos de combate a incêndio em edificações elevadas”, faz uma interessante análise da operação do Grupamento de Operações Aéreas (GOA/RJ) em eventos dessa natureza.


Clique aqui e leia a monografia


Escreva um comentário

2 × 1 =

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários