- Anúncio -

Santa Catarina – Nos últimos dias as aeronaves e equipes do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e do Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) foram empenhadas em diversas operações. Desde transporte de equipamentos e insumos hospitalares com seus aviões, até as missões de combate a incêndio florestal, resgate de vítimas de queda, afogamento e de parada cardiorrespiratória com seus helicópteros.

No domingo (17) e na segunda-feira (18) as equipes do helicóptero Arcanjo 03 foram empenhadas em combates a incêndios florestais. Na tarde de domingo (17) combateram incêndio em vegetação, no Morro do Macaco, em Indaial. Utilizaram o “Bambi Bucket” em nove lançamentos, totalizando 4.500 litros de água no local.

Incêndio em Vegetação em Indaial. Resgate 03.

Na tarde de segunda-feira (18), a equipe combateu incêndio em vegetação no Braço do Ribeirão Cavalo, em Jaraguá do Sul. Mais uma vez utilizaram o “Bambi Bucket” para laçar um total de 10 mil litros de água, em cerca de duas horas.

Enquanto o Arcanjo 03 combatia incêndio, na manhã de domingo (17), a equipe do helicóptero Arcanjo 01 atendia vítima de queda do Costão Sul, na praia do Santinho, em Florianópolis. Com a queda, um homem de 48 anos sofreu escoriações leves. Após o atendimento pela equipe da aeronave no local, a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional.

Na tarde do mesmo dia foi novamente acionada para socorrer uma vítima de arrastamento na praia do Moçambique, em Florianópolis. A vítima, um homem de 21 anos estava no Costão Norte da Praia do Moçambique e foi atendida no local pela equipe médica do Arcanjo 01. Foi encaminhado ao Hospital Universitário na Capital.

Na manhã de segunda-feira (19), a equipe do Arcanjo 01 realizou o transporte aeromédico de paciente cardíaco. Um homem de 71 anos, que estava a caminho do hospital, em seu veículo, sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Ao chegar no pedágio, em Palhoça, a ambulância Bravo do SAMU fez o primeiro atendimento. Foram acionados o helicóptero Arcanjo 01 e a unidade Avançada da Autopista Litoral Sul. A equipe médica realizou os procedimentos no local, porém o homem teve uma parada cardiorrespiratória (PCR).

Foram realizadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e após 5 minutos foi revertida a PCR. O paciente foi encaminhado de aeronave ao Instituto de Cardiologia do Hospital Regional de São José.

Os Arcanjos

Há mais de 10 anos o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina trabalha em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Desde sua criação foram mais de 9.530 ocorrências atendidas, com mais de 7.500 pessoas salvas, em um total de 7.900 horas voadas.

Em 2019 foram 1.288 ocorrências atendidas pelos 02 helicópteros (Esquilo B2) e 02 aviões (C210 e C206) da frota. Suas equipes ficam em prontidão nas Bases de Florianópolis e de Blumenau. Durante a Operação Verão, a Base de Blumenau é destacada em Balneário Camboriú.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários