Bell 407 – Estudo de casos de choque das pás do rotor principal na fuselagem do helicóptero

JOSÉ ALEXANDER DE ALBUQUERQUE FREIXO
FREDERICO AUGUSTO M. DE OLIVEIRA

Trabalho desenvolvido pelos autores no curso, PE-Safety, Turma 4, 2007 – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – São José dos Campos, SP, Brasil

RESUMO

Este é um trabalho da disciplina de Fundamentos de Engenharia de Helicópteros e Aeronaves de Asas Rotativas do curso PE-Safety do ITA. Analisam-se aqui, a ocorrência de três incidentes com helicópteros BHT 407 que resultam no choque das pás do rotor principal com o finlet esquerdo do estabilizador horizontal do cone de cauda da aeronave. A estrutura do trabalho é baseada nos relatórios oficiais dos respectivos incidentes, nas especificações técnicas fornecidas pela Bell Helicopters e em informações coletadas em estudos e pesquisas de campo, as quais envolveram uma visita técnica ao Helipark de Carapicuíba-SP.

Palavras- Chave: rotor principal, choque com a fuselagem, finlet, BHT 407, incidente.

Pouso brusco corrido
Pouso brusco corrido

INTRODUÇÃO

Um dos itens obrigatórios para certificação de helicópteros, previsto na RBHA/FAR § 27.661 é que: “Deve haver uma distância suficiente entre as pás do rotor e outras partes da estrutura para prevenir as pás de colidirem com qualquer parte da estrutura durante qualquer condição de operação” (RBHA/FAR § 27.661). Mesmo com esta obrigatoriedade, há o registro de acidentes e incidentes, envolvendo o choque das pás do rotor principal com a fuselagem do helicóptero.

Este trabalho estuda três dessas ocorrências com a aeronave modelo BHT 407, classificadas como incidentes, entre fevereiro de 2000 e novembro de 2001. Apresenta-se o histórico dos incidentes, as características gerais da aeronave, análise dos incidentes e as ações preventivas adotadas decorrentes desses casos.

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