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Distrito Federal – A Câmara do Deputados realizou sessão solene nesta sexta-feira (01) para homenagear os Pioneiros da Aviação de Segurança Pública. Iniciativa do deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), a solenidade reuniu, além de profissionais do setor, que receberam moções de louvor, familiares e representantes de diversos órgãos distritais e federais.

Câmara dos Deputados realiza homenagem aos Pioneiros da Aviação de Segurança Pública do Brasil. Fotos: Izalci Lucas.
Câmara dos Deputados realiza homenagem aos Pioneiros da Aviação de Segurança Pública do Brasil. Foto: Alexssandro Loyola.

No dia 23/08, por iniciativa do Deputado Claudio Abrantes, os Pioneiros da Aviação de Segurança Pública do Distrito Federal também foram homenageados no auditório da Câmara Legislativa do DF.

Participaram da mesa, além do deputado Izalci Lucas, o Coronel Aviador Asdrúbal Gonçalves Torres, representante dos Pioneiros da Aviação de Segurança Pública do DF; Marcos Aurélio de Souza Marinho, Chefe da Unidade de Operação Aérea do DETRAN – DF; Ten Cel BM João Antônio Menegassi Neto, Subcomandante do Grupamento de Aviação Operacional do Corpo de Bombeiros – DF; Cel PM Renato de Castro Costa, Comandante do Comando de Policiamento Aéreo da Polícia Militar do DF; Gilda Maria Amaral Cardona, Comandante de Helicóptero da Polícia Rodoviária Federal e Cap PMESP Alex Mena Barreto, Assessor de Aviação – Ministério da Justiça.

Após a exibição de vídeo institucional, Izalci destacou o histórico da aviação de segurança pública. “A relevância dessa aviação nos dias de hoje é resultado do fundamental desempenhado dos pioneiros nas suas respectivas Instituições de Segurança Pública. Essa é uma justa homenagem a estes profissionais do ar”, disse o Deputado Izalci Lucas.

Todos tiveram a oportunidade de falar e expressar seus agradecimentos aos pioneiros da Aviação de Segurança Pública. A seguir o vídeo completo da solenidade:

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Izalci também relembrou trágico acidente que entristeceu a população do DF em 2007. Três bombeiros morreram carbonizados na queda de um helicóptero na Ceilândia. O acidente ocorreu durante a operação de remoção de um corpo encontrado em uma usina de lixo, local de difícil acesso. O major Luiz Henrique Andrade, o capitão José Frederico Assunção Magalhães, e o sargento Lélio Antonio da Rocha morreram no acidente.

Um pouco da história

No Brasil, a utilização de meios aéreos por parte de organizações que não as Forças Armadas, iniciaram-se em um período histórico bastante turbulento. O regime republicano ainda era recente e permeado de conflitos internos decorrentes de embates originados nas posturas políticos – filosóficas diversas, cada qual defendida pelos líderes da época.

Em 17 de dezembro de 1913, Francisco de Paula Rodrigues Alves, Presidente de São Paulo, sancionou a lei que criou oficialmente a aviação de Força Pública de São Paulo. O mesmo instrumento jurídico determinou a instalação da Escola de Aviação, montada no Campo de Guapira.

Na década de 40, o Departamento de Polícia da cidade de Nova York, utilizou o helicóptero como aeronave policial, foi um Bell 47 B. O Estado do Rio de Janeiro foi o primeiro do Brasil a contar com uma unidade equipada com helicópteros para desempenhar suas missões.

O fato deu-se em 1971, quando a Secretaria de Segurança Pública criou uma Assessoria Aeropolicial, que em 1976, foi transformada em Departamento Aeropolicial. Voavam naquela fase inicial, alguns helicópteros Fairchild Hiller FH- 1100, anteriormente pertencentes a Força Aeronaval da Marinha do Brasil.

Em 1985, o órgão foi fundido com a Assessoria de Operações Aéreas do Departamento de Estradas e Rodagem, sendo criada, então, a CGOA (Coordenadoria Geral de Operações Aéreas).

Em São Paulo, a Polícia Militar empregou aeronaves em atividades de policiamento, pela primeira vez no ano de 1983, quando a CESP (Companhia Energética de São Paulo), emprestou a Corporação dois helicópteros Bell Jet Ranger. O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar e o Serviço Aerotático da Polícia Civil começaram oficialmente suas atividades em 15 de agosto de 1984.

No Distrito Federal, tudo começou em agosto de 1986, quando foi criada a Sechel (Seção de Helicópteros) que trabalhava dando apoio a todo o sistema de segurança pública. A aeronave utilizada foi um Esquilo, tipo HB 350 B, matrícula PT-HLZ, ano 1985.

Além dessas unidades aéreas, as polícias e corpos de bombeiros de outros Estados, como Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, etc começaram a utilizar helicópteros e aviões em suas atividades diárias. Hoje a aviação de segurança pública está presente em praticamente todos os Estados do Brasil salvando e protegendo pessoas.

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