- Anúncio -

Tocantins – O Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (Ciopaer – TO) em parceria com o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Fundação Escola de Saúde Pública da Capital realizou a capacitação de 30 servidores no Curso de Transporte Aeromédico. Participaram do treinamento médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, operadores de frota/TARM e condutores/socorristas.

Foram abordados os fundamentos do transporte aeromédico, protocolo do transporte, principais fatores que influenciam o voo (estresse, altitude, vibração e som), legislação aeronáutica, meteorologia, segurança operacional, gerenciamento de cabine, conhecimentos técnicos de aeronave e noções de operações aéreas.

O CIOPAer o SAMU Palmas realizaram capacitação de servidores no Curso de Transporte Aeromédico. Foto: CIOPAer.

Nas instruções práticas foi utilizado o helicóptero da SSP, Tocantins 01 (AS350 B3+), permitindo que os mecânicos de manutenção aeronáutica apresentassem suas partes e funcionamento e em seguida os operadores aerotáticos puderam demonstrar in loco as técnicas utilizadas no transporte de enfermos no helicóptero.

Para o Cap Dalla, Supervisor de Instruções e Operações (SIO) do CIOPAER, “todas as informações são necessárias para a imersão do profissional no mundo do serviço aeromédico, que envolve técnicas da saúde e da aviação”.

Em 2018 a Secretaria da Segurança Pública do Estado pactuou com a Secretaria Municipal de Saúde a regularização das atividades integradas realizadas pela equipe do CIOPAER e do SAMU Palmas. O evento foi fruto da parceria entre o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU Palmas da SEMUS e a SIO do CIOPAER da SSP, que planejam a próxima turma para os dias 16 e 17 de abril.

Segundo o Cap Dalla, a parceria é fundamental para o melhor atendimento da população tocantinense e ressalta a preocupação dos órgãos de segurança pública com tudo que envolve a qualidade de vida do cidadão.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários