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Aeromédico do Brasil – O portal Resgate Aeromédico iniciou uma série de entrevistas com os protagonistas do aeromédico brasileiro para conhecer melhor o funcionamento dos operadores aeromédicos públicos e privados.

No Brasil, segundo a ANAC, o serviço aeromédico privado é explorado por 44 empresas de táxi-aéreo (RBAC 135). A ALLJET Táxi Aéreo é uma delas. Nesse setor há também operadores públicos e que seguem regulamentação específica (RBAC 90).

Com uma média de 30 transportes aeromédicos mensais, a ALLJET vem se consolidando no mercado de remoções de pacientes críticos. Homologada em novembro de 2019, a empresa conta com aproximadamente 50 profissionais experientes, com mais de 20 anos atuando no setor; capacitados para prestar o serviço, desde o atendimento, planejamento e realização das missões.

O transporte aeromédico em aeronaves privadas possui peculiaridades que vão desde a necessidade e o interesse da família em transferir um paciente para um local, o mais próximo possível de sua convivência; ou até seguradoras pretendendo transferir um paciente credenciado para centros melhor preparados para o tratamento.

Ocorrem ainda situações em que pacientes necessitam de remoção, algumas vezes de locais com pouca ou nenhuma infraestrutura de saúde, sem condições de prestar o suporte necessário e é nessas horas que o transporte aéreo, por sua agilidade, equipamentos e medicamentos específicos, incluindo a qualificação e especialização da equipe multiprofissional, pode representar maior chance de sobrevida para aquele paciente.

Cada caso passa por uma minuciosa triagem, quando a Coordenação Médica, avalia se o paciente tem condições de remoção, mediante contato com o profissional de saúde que esteja prestando suporte ao paciente na origem. A familiarização com o caso é fundamental.

É preciso saber quais medicamentos e procedimentos o paciente foi submetido, juntamente com consulta aos últimos exames disponíveis, quando possível, para garantir que a remoção seja adequada, segura e represente um benefício com possibilidade de melhora na evolução do quadro clínico em que o paciente se encontra.

A logística do voo é baseada em circunstâncias operacionais de aeroportos, características físicas e homologação para pouso/decolagem de determinado tipo de aeronave, horário de funcionamento, distâncias terrestres dos hospitais de origem e destino do paciente, instabilidades meteorológicas, combustível e detalhes técnicos pertinentes à segurança de voo.

A ALLJET conta atualmente com três aeronaves de asa fixa homologadas e aptas para realizar o transporte aéreo de enfermos. Está em fase de aquisição de outras de maior porte para cobertura de trechos mais longos, incluindo voos internacionais.

As aeronaves possuem equipamentos básicos de monitoria e suporte de vida encontrados em uma UTI hospitalar, passando por um mini laboratório (i-stat que realiza exames e fornece resultados imediatos), a PID (cápsula de isolamento) utilizada para pacientes mais graves, com diagnósticos infectocontagiosos e aparelhos de alta performance como ECMO, que é uma espécie de pulmão artificial que promove oxigenação extracorpórea.

Nos voos realizados pela ALLJET, o paciente é acompanhamento por três profissionais de saúde, incluindo um fisioterapeuta, além de médico e enfermeiro. Isso proporciona a possibilidade da utilização de técnicas terapêuticas complementares, quando o diagnóstico está relacionado a alterações no sistema respiratório.

Também foram elaborados POPs (Procedimento Operacional Padrão) para procedimentos pré e pós-voo, que incluem uso e manipulação de EPIs, desinfecção das aeronaves por empresas especializadas, descontaminação de equipamentos e material utilizado, destinação de material contaminante proveniente destes transportes e ainda, cuidado com equipes de bordo e de solo, incluindo tripulantes e pessoal de apoio.

Além disso, foram desenvolvidos protocolos e treinamentos simulados, específicos para o manejo de pacientes com COVID-19. Nesse momento de pandemia, a empresa observou aumento representativo nos fretamentos para este fim. No último trimestre, cerca de 90% dos transportes foram de casos suspeitos ou confirmados de SARS-COV-2 / COVID-19.

Foi preciso adaptar-se para atender essa demanda e isso fez com que a empresa buscasse aprimoramento em seus processos, incluindo nos que já possui mais uma capacidade operacional de transporte seguro de pacientes críticos.

Com média de 30 remoções aeromédicas mensais, ALLJET Táxi Aéreo se destaca no transporte de pacientes críticos.
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