- Anúncio -

Santa Catarina – No domingo (12), por volta das 15h00, o helicóptero Arcanjo 03 do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU, foi acionado para uma ocorrência de Parada Cardiorrespiratória (PCR) de um homem de 41 anos, vítima de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar já estava no local, orla da praia de Itapema, realizando o procedimento de Reanimação Cardio Pulmonar (RCP). Assim que o helicóptero pousou, a equipe de saúde do Arcanjo 03 assumiu os procedimentos utilizando o Compressor Torácico Automático (Lucas 3), além de medicamentos específicos.

Durante o procedimento de entubação, o médico do Arcanjo 03 retirou um pedaço de carne, com aproximadamente 10 centímetros o qual estava obstruindo a passagem de ar para a respiração da vítima. Após 25 minutos, o quadro clínico do homem foi revertido e após a estabilização foi conduzido ao Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.

Compressor Torácico Automático

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina possui o Compressor Torácico Automático e é uma das poucas corporações do Brasil que utiliza esse modelo (Lucas 03). É o primeiro na América Latina e pode ser um diferencial nos índices de sobrevida no atendimento a ocorrências.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários

comentários