- Anúncio -

Santa Catarina – A Comissão que acompanha o projeto do Serviço Aeromédico no Sul Catarinense se reuniu nesta quinta-feira (12), no gabinete do prefeito Clésio Salvaro de Criciúma para discutir novos estudos para viabilidade do serviço.

De acordo com o prefeito e também presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), se todos as cidades fizerem sua parte, em breve o aeromédico estará em funcionamento. “Criciúma já está de acordo, mas é claro que esse serviço irá envolver custos”, afirma.

Um dos pontos de discussão sobre o serviço envolve justamente o valor de investimento de cada município. Um dos mais engajados em fazer com que o projeto saia do papel, é o vereador Tita Belloli (MDB). “A apresentação do projeto já está na pauta da próxima reunião da Amrec. Nosso objetivo é mostrar que o serviço irá atuar desde Passo de Torres até Imbituba, correspondendo a 45 municípios, que somam uma população de 1 milhão de pessoas”.

Pelo fato do Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil já estar em funcionamento desde 2016 na região, apenas adaptações precisam ser feitas para realizar o atendimento em situações de emergenciais de saúde. “Hoje precisaríamos de um médico e de um enfermeiro, ambos devidamente qualificados para o atendimento aeromédico”, explica Belloli, que comentou que foi cogitada a possibilidade de os municípios cederem seus profissionais.

Simulado

No mês de julho deste ano uma simulação, que durou em torno de 1h30, foi realizada na avenida Centenário, em Criciúma, para mostrar como funciona um Resgate Aéreo. O projeto tem como intuito atender 1 milhão de pessoas de 50 municípios, entre Passo de Torres e Imbituba.

SAER da Polícia Civil participa de simulado de resgate aeromédico em Criciúma, SC. Foto: Eduardo Schaucoski.

Representam a comissão: 

Tita Belloli – Câmara de Vereadores de Criciúma.
Mágada Tessmann Schwalm – Unesc.
Henrique Piovezan da Silveira – Corpo de Bombeiros.
Djalma Alcântara da Silva – SAER.
Acélio Casagrande – Amrec.
Celso Heidemann – Amurel.
Arlindo Rocha – Amesc.
Flávio Spillere Júnior. – Acic.
Vanderlei Damin – SAMU.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários