- Anúncio -

Paraná – A Evoluigi, responsável pelo site Resgate Aeromédico, em parceria com a Universidade Tuiuti do Paraná, realizou o Congresso Aeromédico Brasileiro (CONAER) nos dias 24 e 25 de outubro de 2019, na cidade de Curitiba, PR.

CONAER reuniu mais de 320 profissionais e representantes do setor aeromédico para debater a atividade em um ambiente acadêmico. As palestras aconteceram no período das 08h00 às 19h00 e nos intervalos os participantes puderam visitar espaço de exposição com cerca de 1.000 m² de produtos e serviços de empresas do setor, de cursos da Universidade Tuiuti e de equipamentos do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) do Paraná.

O evento contou com o apoio institucional da Associação Brasileira de Enfermagem Aeroespacial (ABRAERO), Associação Brasileira de Operadores Aeromédicos (ABOA) e da Associação Brasileira de Parentes e Amigos de Vítimas de Acidentes Aéreos (ABRAPAVAA).

Na tenda montada pela Universidade, a Helisul, Quartzo, Becker, Bembras, Babypod, Erix, Faculdade Censupeg, Aeroclin, FollowAir, TopAlivio, Instituto Vechi&Fratin e Loja da Aviação expuseram seus produtos e serviços. Macacões de voo, capacetes, equipamento médicos, cursos, aviônicos, drones, softwares foram apresentados aos participantes.

Um dos pontos altos do Congresso foi a entrega de um cheque de R$ 20.000,00 ao projeto de construção do Hospital Erastinho, localizado em Curitiba, PR. Os valores foram captados com as inscrições do CONAER.

A entrega aconteceu na abertura do evento com a presença do Superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Rocha Lago, do Pró-Reitor de Planejamento e Avaliação da UTP, Afonso Celso Rangel Santos e do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Cel QOBM Samuel Prestes.

A primeira palestra do dia 24, com apoio da Airbus/Helibras, foi apresentada pela Dra. Cristina Carriedo Scher, Diretora Médica na Gerência de Urgências, Emergências e Transporte Sanitário do Serviço de Saúde de Castilla-La Mancha, Espanha.

Em seguida tivemos a apresentação do serviço aeromédico do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e a experiência do voo noturno e do atendimento a parada cardiorrespiratória, com a participação do Ten Cel BM Menegassi e do Maj Med Alexandre.

No final da manhã aconteceu a palestra do Engenheiro Marcelo Madruga da Safran. Depois de sua apresentação houve a doação de uma turbina ARRIEL para a Universidade. Ela será usada pelos alunos nos cursos de engenharia e aviação.

No início da tarde do dia 24, o enfermeiro Samuel Schaab apresentou o serviço de emergência médica em helicópteros da Leonardo e a experiência italiana. Em seguida, os participantes ouviram atentamente o Dr. Berti falar sobre Gerenciamento de Recursos de Equipes (CRM) no transporte aeromédico e o Enfermeiro André expor os mitos e verdades do resgate e transporte aeromédico neonatal.

No final da tarde, depois da apresentação do engenheiro Kleber Coelho da Bembras sobre o sistema de emergência Carbyne, houve a palestra do Dr. Guataçara. Ele falou sobre o resgate aeromédico na realizada amazônica e apresentou técnicas alternativas de resgate, além de mostrar aos participantes como a generosidade e o respeito ao próximo podem fazer a diferença a um paciente em um ambiente com poucos recursos.

Na manhã do dia 25, os participantes puderam acompanhar as apresentações da Dra. Júnia sobre transporte aeromédico de paciente crítico, da Enfermeira Taverna sobre os desafios da enfermagem aeroespacial e do enfermeiro Rodrigo Vechi da Helisul sobre formação e capacitação de profissionais de saúde para o serviço aeromédico. No final da manhã, o Dr. Flávio Lopes Ferreira, falou sobre a utilização do prontuário digital nos serviços realizados pela Unimed Aeromédica.

Na tarde do dia 25, o Dr. Maurício Lemos falou sobre modelos e tecnologias no serviço aeromédico brasileiro e o Dr. Filipak apresentou o serviço aeromédico do Estado do Paraná. No final do dia aconteceu mesa redonda com a participação do Ten Cel BM Pucci, Ten Cel BM Alexandre e o Ten Cel BM Rammon. Os palestrantes falaram sobre o serviço que realizam nos Estados do Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente.

Foi um momento de integração e emoção. Permitiu observar as diferenças regionais que influenciam na forma de realizar o serviço, bem como apresentar os homens e mulheres que diuturnamente estão prontos para salvar.

Além das palestras, aconteceram duas oficinas sobre estabilização pré-voo de paciente crítico com simulação realística, com o enfermeiro Nelson e o Dr. Cadenas e um Painel sobre o RBAC 90 e a nova Aviação Pública, com a participação do especialista da ANAC, Marcelo Guerrante Guimarães e do Delegado Renato do GOA.

Severo Augusto pode falar durante o Painel do RBAC 90 sobre o software FollowAir que têm como objetivo facilitar, racionalizar e garantir eficiência nos processos de gestão e controle de todas as etapas do emprego de aeronaves.

Durante o CONAER também foram apresentados 22 trabalhos científicos no formato banner, que serão disponibilizados no site Resgate Aeromédico, integrando os anais do Congresso. Conheça os 3 trabalhos premiados:

  • Comparação dos estressores psicossociais, bem-estar no trabalho e coping entre os trabalhadores do atendimento pré-hospitalar terrestre e aéreo.
  • Idosos atendidos por um serviço aeromédico – breve caracterização.
  • Papel assistencial da enfermagem em serviços de remoção aeromédica no Brasil.

Os certificados foram enviados ao e-mail de todos que compareceram. Ele também está disponível na página do evento no Sympla. Qualquer dúvida entre em contato (conaer@evoluigi.com.br).

Para acessar as apresentações autorizadas pelos palestrantes CLIQUE AQUI.

Conheça a equipe CONAER:

CLIQUE E CONFIRA AS FOTOS DO CONAER

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários