O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nomeou no dia 03 de setembro, os integrantes do Grupo de Trabalho Aeromédico (GTA), sob coordenação da Comissão Nacional de Urgência e Emergência. Com representantes de todas as regiões do Brasil, o GTA proporá matriz curricular de formação dos enfermeiros tripulantes de aeronaves.
Em sua primeira reunião, o grupo discutiu os desafios e o futuro da enfermagem no Serviço Aeromédico de Asa Fixa e Rotativa, civil e militar. Apesar de pouco conhecida pelas pessoas, a atividade aeroespacial desenvolvida pelos enfermeiros a bordo de aviões e helicópteros tem sido cada vez mais crescente nas últimas décadas. (Saiba mais sobre o assunto)
“A missão principal é criar normativas que padronizem a formação dos profissionais de Enfermagem juntamente com escopo das práticas avançadas, em prol da qualidade na assistência e a segurança do paciente aerotransportado, bem como da equipe e do voo”, afirma o coordenador da Comissão de Urgência e Emergência, Eduardo Fernando de Souza.
O Grupo de Trabalho Aeromédico é formado por:
- Eduardo Fernando de Souza – COFEN
- Michelle Taverna – ABRAERO
- André Ricardo Moreira – SC
- Elaine Kristhine Rocha Monteiro – AL
- Inácia Melo dos Santos – DF
- Marcelo dos Santos Rodrigues – PA
- Tony Regis B. do Nascimento – GO
- Valéria C. de Oliveira Murta – MG