O plenário do Conselho Federal de Enfermagem recebeu, nesta quinta-feira (27), o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, André Madeiro de Oliveira. A visita discutiu o atendimento pré-hospitalar em asas fixas e rotativas (aviões e helicópteros), atualmente regulamentado pela Resolução Cofen 551/2017.
“Foi um espaço aberto que gerará grandes feitos e a sociedade brasileira tende a ganhar muito”, afirmou o comandante. Para o presidente do Cofen, Manoel Neri, “a visita do comandante é um reconhecimento do papel do enfermeiro no resgate aéreo”.
Foi criado um Grupo de Trabalho, vinculado à Comissão Nacional de Urgência e Emergência, para discutir e propor matriz curricular sobre a formação do enfermeiro tripulante de aeronave (denominados Operadores de Suporte Médico, conforme o RBAC Nº 90 da ANAC).
Em fevereiro desse ano, já havia sido realizada uma reunião sugerindo a atualização da Resolução Cofen nº 551, em razão da publicação do RBAC 90, que criou a função de operador de suporte médico na Aviação Pública (Saiba mais sobre a reunião).
“A criação deste grupo, reunindo enfermeiros civis e militares, vai aprimorar a assistência e a formação dos profissionais, sobretudo quanto à ambientação à segurança de voo”, avalia o coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência, Eduardo Fernando de Souza.