Determinação do desempenho em voo nivelado utilizando passo coletivo

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ALEX DUARTE GOMES
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RESUMO

A utilização de parâmetros “Não-Dimensionais” para medir e apresentar o Desempenho em Voo Nivelado de Helicópteros movidos a Turbinas a Gás constitui uma ferramenta bastante eficiente quando se conduz um Programa de Testes em Ensaios em Voo de Desempenho.

Neste estudo, o Desempenho em Voo Nivelado de um Helicóptero-exemplo (AS 550 Fennec) é determinado utilizando como Parâmetro Principal o Passo Coletivo e a metodologia descrita pela Engineering Sciences Data Unit ESDU nº 74042. Os objetivos deste estudo são três. O primeiro é apresentar gráficos de Desempenho em Voo Nivelado para uma Aeronave-exemplo (AS 550 Fennec) utilizando o Passo Coletivo. O segundo é apresentar a relação entre a Curva de Torque e o Passo Coletivo. O último é exemplificar casos onde este método poderia ser utilizado a fim de produzir gráficos de Desempenho em Voo Nivelado para um Manual de Operação de um Helicóptero.

INTRODUÇÃO

No planejamento de uma missão, os gráficos de Desempenho em Voo Nivelado de uma aeronave possibilitam a previsão das informações de alcance, consumo, velocidade máxima de voo nas diversas combinações de Altitude-Pressão e Temperatura no qual um helicóptero foi projetado para voar. Com base nos instrumentos presentes na cabine de pilotagem o piloto pode fixar alguns parâmetros e realizar um voo nivelado, por exemplo, numa condição de potência que lhe permita uma velocidade de voo à frente desejada.

A teoria do Desempenho em Voo Nivelado para um Helicóptero já é bem conhecida e pode se encontrar uma discussão teórica completa nas referências utilizadas neste artigo.

São objetivos deste artigo:

– Geral: prover um entendimento de problemas práticos que podem surgir quando se conduz Ensaios em Voo de Desempenho em Voo Nivelado em diversos tipos de Helicópteros movidos a Turbina a Gás.

– Específicos:

(1) Obter curvas de voo nivelado com base no Passo Coletivo utilizando como exemplo o AS 550 Fennec, helicóptero leve monomotor convencional (01 Rotor Principal e 01 Rotor de Cauda);

(2) Obter as relações entre Passo Coletivo e Potência, utilizando o mesmo helicóptero exemplo mencionado acima; e

(3) Exemplificar casos onde este método poderia ser utilizado. Algumas considerações serão dadas com relação às técnicas de ensaios, instrumentação e redução de dados quando se utiliza o Passo Coletivo como parâmetro primário para se determinar o desempenho em voo nivelado de uma aeronave.


Clique aqui para ler o artigo completo

Determinação do Desempenho em Voo Nivelado Utilizando Passo Coletivo


Autor: Alex Duarte Gomes, Tenente Engenheiro de Provas – IPEV – DCTA, Aluno do Programa de Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica – EAM-A – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)


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