Do mar ao deserto: conheça o Departamento de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária da Califórnia/EUA

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EUA – O Departamento de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária da Califórnia/EUA (CHP – California Highway Patrol’s Air Operations Program) foi presença constante nas manchetes de jornais em 2017.

No final de janeiro, um helicóptero da unidade realizou duas missões de resgate em um único dia na área da baía de São Francisco. Já em fevereiro, novamente seu helicóptero estava em cena, quando a represa Oroville ameaçava causar uma imensa inundação.

C_gCvuvWsAEZYb9Entre a fronteira ao norte com o estado do Oregon, a fronteira ao sul com o México, das praias da Costa Oeste até as montanhas da Serra Nevada, o estado americano da Califórnia possui quase todo tipo de terreno. A população do estado é tão diversificada quanto sua paisagem, com áreas metropolitanas como Los Angeles e as antíteses, como o conhecido Vale da Morte ou Death Valley.

A CHP tem aeronaves e pessoas aptas para operar proficientemente nessas características de ambientes variados. No ano passado, a unidade recebeu um prêmio de Excelência em Aviação Policial da Associação Internacional. dos Chefes de Polícia (IACP) na convenção realizada em San Diego/EUA. Alguns meses antes, a unidade tornou-se uma das 10 unidades aéreas credenciadas pela ALEA nos EUA.

A CHP possui oito bases operacionais, situadas nas cidades de Redding, Auburn, Napa, Fresno, Fullerton, Thermal, Paso Robles e Apple Valley, e tem sua sede administrativa em Sacramento. Com um efetivo de 170 funcionários na unidade de aviação, incluindo supervisores aéreos, pilotos, oficiais de voo, paramédicos e pessoal administrativo, que conduzem as operações de asa fixa e rotativa com uma frota de 15 aeronaves de cada tipo.

Com uma quantidade tão diversificada de paisagens para atuar, o Comandante Mike Sedam afirma que sua força de trabalho é fundamental nesse processo e mantém-se sempre atualizada aos mais diferentes aspectos de mudanças.

chp3“A força de trabalho provavelmente é a parte mais importante da nossa unidade. Eles são os nossos representantes para todas as comunidades que temos no estado da Califórnia “, disse Sedam. “É importante que, quando oferecemos serviço ao público, termos um grupo de pessoas investidas em nossa missão de salvar vidas”.

Essa missão de salvar vidas é colocada a postos todos os dias. Recentemente, todo o país assistiu uma determinada divisão da Patrulha Rodoviária da Califórnia, quando os incêndios mortais atingiram a parte norte do estado. O pessoal da base de Operação Aérea da Divisão Golden Gate estava trabalhando duro realizando missões para manter as pessoas a salvo dos incêndios florestais, enquanto o metade dos EUA se prepara para o início do inverno.

“Os oficiais Gavitte e Jones foram solicitados pelo departamento de xerife de Sonoma para emitir avisos de evacuação no início desta manhã”, segundo publicou a CHP no Facebook em 14 de outubro. “Eles atuaram com a aeronave H-32, utilizando o sistema de alto falantes do helicóptero, transmitindo o alerta de evacuação imediata.”

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Pilotos e membros da tripulação são convocados por vários órgãos públicos, incluindo a Cal Fire, para ajudá-los com missões críticas. A unidade aérea da CHP têm um alto padrão de profissionalismo de seus pilotos e oficiais de vôo, o que garante operações sempre hábil.

Para ser piloto ou oficial de voo na unidade, primeiro é necessário seu um oficial de patrulha. O processo de teste envolve o cumprimento de um padrão mínimo de treinamento. Isso inclui possuir uma licença de piloto comercial e IFR e um número necessário de horas de voo em comando. Sendo selecionado para a unidade de operações aéreas, esse oficial é submetido a mais treinamentos, o que inclui diversos tipos de missões especializadas.

Ainda assim, existem treinamento trimestrais voo de cheques anuais para os oficiais de voo. Todo treinamento é na própria aeronave da base, onda cada uma tem pelo menos um piloto instrutor de voo. O Comandante Sedam serviu como oficial de voo, piloto de asa fixa, oficial de manutenção, oficial de segurança e supervisor de manutenção antes de assumir o comando das operações aéreas em 2012.

Os helicópteros são acionados para uma variedade de missões, dependendo da localização da base e das necessidades locais e das agências aliadas. As aeronaves são tratadas como “helicópteros regionais” pois são responsáveis por apoiar as polícias e órgãos locais em missões como busca, resgate e transporte médico. Os helicópteros são todos equipados com guincho elétrico e gancho de carga.

Foto: Darryl Bush, SFC
Foto: Darryl Bush, SFC

Eles também são certificados pela Autoridade de Serviços Médicos de Emergência do estado e aptos para operações aeromédicas. Um conjunto completo de equipamentos avançados de suporte de vida também está disponível a bordo. Os helicópteros só não são considerados regionais na área metropolitana de Los Angeles, que tem uma unidade aérea baseada na região.

Se a demanda de serviço exceder os recursos disponíveis da CHP, existe uma diretriz para priorizar as missões. As prioridades são classificadas com base no resultado potencial caso não seja prestado o apoio.

A sequência de missões da diretriz é a seguinte:

  • Atendimento a emergências (aeromédico, busca e resgate, apoio policial, perseguições, distúrbios civis)
  • Segurança interna (sistemas de transporte, aqueduto da Califórnia, usinas elétricas, infra-estrutura crítica)
  • Patrulhamento em estradas rurais
  • Fiscalização (exceto de velocidade)
  • Fiscalização de excesso de velocidade
  • Eventos especiais
  • Transporte

“As aeronaves são plataformas muito capazes para certas coisas, e uma das coisas que consideramos é como podemos usar a aeronave como um multiplicador de força. Nada de deixar as patrulhas terrestres sozinhas”, disse Sedam. “Estamos constantemente avaliando como estamos fazendo nossas missões – como estamos planejando e gerenciando-as.

Temos 30 aeronaves para um estado desse tamanho. Então, essa é uma área muito a ser abordada. Temos de fazer o melhor que pudermos em termos de planejamento e organização para fornecer os apoios possíveis, com o grande número de variáveis que devemos considerar “.

Para manter as aeronaves, a manutenção é feita através de processos de licitação. Quando a aeronave precisa ser substituída, também é feita uma licitação competitiva.

Atualmente, a agência está atualizando sua frota com novos helicópteros Airbus Helicopters H125s. As aeronaves substituídas incluem um Bell Helicopter 206, ano 1993 e helicópteros modelo Airbus / Eurocopter AS350 B3. A CHP planeja continuar a renovação em todo o estado, incluindo a renovação de sua frota de aeronaves de asa fixa.

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A CHP é financiada principalmente através do Fundo de Veículos Motorizados (Motor Vehicle Account), que obtém sua receita das taxas de licenciamento de veículos e habilitação dos motoristas. A unidade de Operações Aéreas é então alocada no orçamento da CHP, definido a cada ano fiscal. Nenhuma doação é feita pela iniciativa privada para manter qualquer tipo de operação aérea,

Mas, tão capazes quanto os helicópteros, com suas capacidades melhorando continuamente com as novas aeronaves, o Comandante Sedam credita o sucesso à unidade aérea da agência como um todo.

A unidade começou na década de 1960 com aviões, e com helicópteros sendo testados no início da década de 1970. Esse estudo descobriu que os helicópteros poderiam ser úteis em áreas rurais e poderiam realizar missões especiais, como observações de trânsito e eventos especiais. Claro que a utilização de helicópteros para o transporte aeromédico de emergência também estava na mesma lista.

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Em 1977, outro estudo descobriu que os helicópteros poderiam melhorar as missões da CHP, bem como apoiar os departamento de polícias e bombeiros locais. Esse estudo também produziu um argumento ainda mais convincente para o uso de helicópteros para missões aeromédicas de emergência. Agora, a CHP possui helicópteros aptos a operar nos diversos tipos de ambientes da Califórnia realizando uma variedade de missões.

“O que realmente diferencia a CHP é o quantidade de aeronaves que temos, o tamanho de nossa força de trabalho, o número de missões que fazemos e o número de horas que voamos”, acrescentou o Comandante Sedam. “Temos ótimas relações com nossos parceiros de outras polícias que podem não ter recursos de aviação, e nós somos uma ferramenta de apoio para eles. Nós voamos muito, e temos uma equipe muito experiente, que estão conosco há bastante tempo”.

Fonte: Rotorandwing

Leia a série de artigos sobre CHP Air Operations produzidos pelo site Piloto Policial:

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