Mato Grosso – Através de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a participação do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e o Ministério Público Estadual foi adquirida outra aeronave Piper, Modelo Cheyenne II, para operar no serviço aeromédico do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (CIOPAER).
A entrega do avião foi realizada nos EUA, em Boca Ratón (Flórida), e no dia 18 de agosto, o novo avião pousou no Aeroporto Internacional Marechal Rondon (Base CIOPAER-MT), já equipado com maca e suportes. Além isso, a aeronave foi preparada com piso emborrachado para evitar a contaminação do ambiente.
“No translado da Flórida para Mato Grosso voamos 3.189 milhas náuticas (5.906 Km) e a aeronave se comportou muitíssimo bem e, após, os trâmites necessários estará apta e liberada pela ANAC para aumentar ainda mais nossa capacidade na prestação do serviço aeromédico para a população do Mato Grosso”, comentou depois do voo, o Coordenador do CIOPAER, Cel Juliano Chiroli.
Na sexta-feira (28), a aeronave seguiu para o Estado do Paraná onde passará pelo processo de nacionalização (troca da matrícula americana para brasileira) e pintura para padronização com a frota do CIOPAER.
O retorno do avião está previsto para meados de setembro. Nesse mês também acontecerá a segunda edição do Curso de Transporte Aeromédico (CTRAER), para que mais profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) recebem treinamento específico e possam atuar embarcados nas aeronaves destinadas ao serviço aeromédico.