Rio de Janeiro – Na manhã de segunda-feira (1º), três policiais militares ficaram feridos e dois suspeitos morreram durante um intenso confronto no Morro do Dezoito, em Água Santa, na Zona Norte do Rio. Quatro pessoas também foram presas. Com os criminosos mortos em confronto, as equipes apreenderam um fuzil, uma pistola e drogas.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que a ação checou denúncias sobre homens armados escondidos na mata. Imagens mostraram que os marginais utilizavam roupas camufladas. Houve confronto durante as ações e três policiais sofreram ferimentos, segundo a PM.
Dois deles foram feridos sem gravidade por estilhaços e socorridos para o Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF), no Méier. O terceiro militar ferido após cair de um penhasco foi levado pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM) ao Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio. O GAM possui aeronave e equipe especializada em atendimento pré-hospitalar tático para atuar nessas missões. Os três militares têm estado de saúde estável, segundo a PM.
Durante toda a manhã, moradores relataram intenso tiroteio no Morro do Dezoito, que enfrenta uma guerra entre facções rivais e milicianos. Criminosos tentam retomar o controle do território que foi dominado pela milícia.
Equipes do Grupamento de Ações Táticas do Batalhão do Méier, na mesma região, atuaram na comunidade. Um helicóptero da Polícia Civil também sobrevoou a região durante a manhã.