Paraná – Esses dias de festas tem sido agitados para as equipes do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), do Corpo de Bombeiros, do SAMU e da Polícia Militar. Foram vários atendimentos. Na quarta-feria (25), foram três afogamentos. Duas vítimas em estado grave foram socorridas pelos “Falcões”. A terceira, mesmo após todo esforço das equipes de socorro, não resistiu e faleceu.
Uma das vítimas de afogamento, um jovem de 18 anos, foi reanimado pela equipe do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) e estabilizado pela equipe de Operadores de Suporte Médico do Falcão 04. O jovem estava em uma cava que fica às margens da rodovia João Leopoldo Jacomel, limite entre Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O rapaz foi e transportado de helicóptero para o Hospital Universitário Cajuru.
O segundo caso foi o transporte de vítima com suspeita de trauma raquimedular. O banhista realizou um mergulho em água rasa no município de Lapa e acidentou-se. Foi atendido e transportado pela equipe do Falcão 04.
O terceiro atendimento aconteceu em Morretes. Com parada cardiorrespiratória (PCR), a vítima foi socorrida por equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU 192 e equipe médica do Falcão 03. Mesmo após uma hora de manobras de reanimação não foi possível reverter a PCR. A vítima faleceu.
Na quinta-feira (26), um homem ficou gravemente ferido após levar um choque elétrico e cair do telhado, em Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o homem estava fazendo conserto no telhado da casa, quando escorregou e segurou na fiação elétrica. Foi solicitado apoio aeromédico do Falcão 04. A vítima foi estabilizada pela equipe do helicóptero e levada ao Hospital do Rocio, em Campo Largo.
No mesmo dia, a equipe do Falcão 03 realizou a remoção aeromédica de um paciente com Infarto Agudo do Miocárdico (IAM), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Praia Grande, em Matinhos, para Paranaguá.
BPMOA Alerta
Evite entrar em locais aquáticos não protegidos por guarda-vidas, tome cuidado, não entre e não nade em cavas, alagados e ou represas. Sua vida é muito importante, não se exponha à risco desnecessário. Se visualizar situação de afogamento acione imediatamente o socorro (193), isso aumenta as chances de sobrevida da vítima.