Gestão da Segurança com ênfase nos requisitos organizacionais para operações com aeronaves remotamente pilotadas no CBMDF

- Anúncio -

LÚCIO KLEBER BATISTA DE ANDRADE
Major do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

Trabalho monográfico apresentado ao Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina (CEPED) como requisito para conclusão do Curso de Altos Estudos para Oficiais (CAEO) Combatentes, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

A presente pesquisa aborda a gestão da segurança com ênfase nos requisitos organizacionais para operações com aeronaves remotamente pilotadas (RPA) no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

RPAS do CBMDF – Asas Rotativas. Foto: Subtenente N.Santos, Comunicação Social do CBMDF
RPAS do CBMDF – Asas Rotativas. Foto: Subtenente N.Santos, Comunicação Social do CBMDF.

O objetivo geral foi apresentar os requisitos para a adequada gestão da segurança das operações com RPA no CBMDF, com o intuito de propor o aprimoramento de requisitos visando a melhoria da segurança das operações com RPA na Corporação.

Os dados obtidos por meio de questionários aplicados aos órgãos de segurança pública que operam RPA e responderam aos questionamentos, bem como as entrevistas feitas junto aos responsáveis pela Comissão de Regulamentação das atividades com RPA no CBMDF e pela Comissão de Pesquisa das atividades com RPA no CBMDF, foram levados em consideração, o que possibilitou diagnosticar o contexto que envolve do emprego de RPA na Corporação.

O estudo permitiu concluir que o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal deve investir na capacitação de seus recursos humanos, bem como em seus requisitos organizacionais quanto a estrutura, padronização e contratação de seguro, visando o aprimoramento da segurança da operação com RPA.

Clique e leia a Monografia

 

- Anúncio -