Bahia – O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, unidade aérea de segurança pública, foi criado em 08 de novembro de 2006, por meio da lei nº 10.403, vindo a iniciar oficialmente suas operações no dia 08 de dezembro do mesmo ano, portanto, completando uma década de ininterruptas atividades.

Grupamento Aéreo da PM da Bahia completa 10 de anos salvando e protengendo vidas

Por esta razão, com o objetivo de celebrar e registrar este marco, a unidade realizou, desde o início do mês de novembro, alguns eventos comemorativos, com a participação do seu público interno e a população baiana. Foram realizadas entre os dias 17 e 20 de novembro exposições em Shopping de Salvador e no largo do Farol da barra.

Outro evento importante foi o II Seminário de Esclarecimentos sobre atividades de Aviação Policial que aconteceu no dia 30 de novembro no auditório da Secretaria da Segurança Pública.

E no dia 07 de dezembro aconteceu a solenidade de comemoração dos 10 anos do GRAer. A solenidade aconteceu no hangar do GRAer com a presença de várias autoridades civis, militares, integrantes da unidade, familiares e empresários do setor da aviação de vários Estados.

A cerimônia foi iniciada com a presença de Maurício Barbosa, Secretário da Segurança Pública e do CEL PM Anselmo Brandão, Comandante Geral da PMBA que, na ocasião, receberam das mãos do TEN CEL PM Renato Lima, Comandante do GRAER, um exemplar do primeiro livro da unidade que retrata toda a história do Grupamento.

Grupamento Aéreo da PM da Bahia completa 10 de anos salvando e protengendo vidas

Um dos momentos marcantes da solenidade foi o discurso do TEN CEL PM Renato, Comandante do GRAER, e a entrega de uma condecoração aos Membros de Honra do Grupamento Aéreo, honraria destinada a personalidades civis ou militares que prestaram relevantes serviços à Unidade.

Dentre os agraciados, estavam o Cel Res Eduardo Alexandre Beni, sócio-diretor da empresa Evoluigi e editor do site Piloto Policial e Resgate Aeromédico, Kleber Coelho, CEO da empresa BEMBRAS Group, Flavia Maia, da empresa Helibras, Ten Cel Res Josilei Gonçalves, Diretor do GRAESP, Comandante Bosco da Escola de Aviação EFAI e Luis Cravo da empresa Safran Helicopter Engines Brasil.

Grupamento Aéreo da PM da Bahia completa 10 de anos salvando e protengendo vidas

Durante o seu discurso o TEN CEL PM Renato reiterou sinceros agradecimentos aos seus Oficiais e Praças por estes 10 anos de trabalho árduo e compromisso em bem servir a sociedade baiana. Agradeceu também a todos os colaboradores, parceiros e demais presentes.

Logo em seguida foi entregue a 32 integrantes do GRAER, pelos seus familiares, o dístico de 10 anos, destinado a aqueles que permanecem na Unidade desde a sua criação. Foi um momento de muita emoção para todos os presentes, pois simboliza todo o empenho, esforço e dedicação destes 32 homens desde a colocação da “pedra fundamental” até os dias atuais, permitindo ter tornado o Grupamento referência nacional no âmbito da Aviação de Segurança Pública.

O evento foi encerrado com o show do cantor do gênero de forró, acordeonista e piloto de avião Waldonys (www.waldonys.com.br), que tornou o momento ainda mais especial. Amigo do Grupamento, Waldonys também foi condecorado oficialmente Membro de Honra do GRAER.

Grupamento Aéreo da PM da Bahia completa 10 de anos salvando e protengendo vidas

Um pouco dessa trajetória vitoriosa 

Considerado “as asas da segurança pública” no estado, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) é composto por 97 policiais militares, 3 aviões e 4 helicópteros, neste período, o grupamento já atendeu a mais de quatrocentas ocorrências. “São multimissões, que pode ser uma ocorrência policial, um atendimento pré-hospitalar, atendimento aquático, terrestre, em altura, combate a incêndios, o que demandar suporte aéreo, lá estaremos”, afirmou tenente coronel PM Renato Lima.

As aeronaves são equipadas com itens de salvamento em altura, aquáticos, para atendimentos pré-hospitalares, além de armamento e munição. Embora o que caracterize o Graer sejam as atividades aéreas, o trabalho em solo é igualmente importante. É na Central de Operações que as ocorrências são monitoradas e, sempre que necessário, recebem o suporte aéreo da PMBA.

Grupamento Aéreo da PM da Bahia completa 10 de anos salvando e protengendo vidas

Nestes 10 anos de atuação do Grupamento Aéreo, alguns salvamentos foram emblemáticos, como um incêndio em um prédio na Baixa dos Sapateiros, em Salvador, onde graças ao suporte aéreo, não houve vítima fatal, além do transporte de uma grávida em trabalho de parto, que estava presa no engarrafamento e foi levada para a maternidade a tempo de dar à luz em condições adequadas.

“Uma terceira situação que também muito marcante foi um atropelamento na Ilha de Itaparica. Crianças estavam recebendo presentes e um caminhão, que estava estacionado, ligado, saiu desgovernado, sem o condutor, e atingiu as crianças que estavam embaixo de um toldo. Conseguimos transportar todas as pessoas em estado mais grave para o hospital”.

O comandante de operações aéreas do Graer, capitão PM Arthur Miranda explicou que todas as missões realizadas pelo Graer são de alta complexidade. “Temos sempre um policial monitorando o sistema, com uma linha telefônica, que é uma hotline e equipamentos de rádio de todo tipo. O engajamento do Graer em uma ocorrência não permite nenhum tipo de intervenção ou filtro. São ocorrências onde o socorro tem que chegar voando literalmente”.

Grupamento Aéreo da PM da Bahia completa 10 de anos salvando e protengendo vidas

As mulheres do GRAer

Durante a solenidade de 10 anos do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), as pilotas Maíra Galindo e Danusa de Oliveira tiveram um motivo a mais para comemorar. Elas completam neste mês, um ano de atuação no grupamento e são as primeiras mulheres na aviação da Bahia. “Fazemos parte da segunda geração de pilotos de helicóptero. Me sinto com uma grande responsabilidade”, disse a capitão Maíra Galindo. (Bocão News)

Sobre o futuro, a capitão Maíra disse que a perspectiva de crescimento na carreira. “Para mim, um dos maiores objetivos como ascensão é alcançar o posto de comando de aeronave, que na Bahia seremos também as primeiras mulheres a comandarem”, disse.

001

Grupamento Aéreo da PM da Bahia completa 10 de anos salvando e protengendo vidasGrupamento Aéreo da PM da Bahia completa 10 de anos salvando e protengendo vidas

Grupamento Aéreo da PM da Bahia completa 10 de anos salvando e protengendo vidasGrupamento Aéreo da PM da Bahia completa 10 de anos salvando e protengendo vidas

 


 

 

 

 

Grupamento Aéreo da PM da Bahia completa 10 de anos salvando e protengendo vidas

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

4 × quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários