Guapo 09 apoia as buscas de pessoa desaparecida em Cambará do Sul

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Rio Grande do Sul – Após cinco dias de buscas, o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul,  na Região da Serra do Rio Grande do Sul, afirmou que foram encerradas as buscas pelo jovem de 27 anos, Marcelo Luis Kist, desaparecido no Parque Nacional dos Aparados da Serra. O homem entrou sozinho no local no sábado (27/06) e não foi mais visto.

De acordo com informações da Brigada Militar (BM), o homem entrou no Parque Nacional Aparados da Serra durante a tarde de sábado e não foi mais encontrado. Desde a tarde de domingo (28/6), os Bombeiros realizaram buscas na área. A moto e a mochila de Kist foram encontradas à beira de um precipício.

12

“A possibilidade dele ter caído do penhasco na mata é quase nula. Quando isso acontece, abre uma clareira na mata. E ali não tem nada. Já procuramos por todo o vale. A calça encontrada por um turista não significa grande coisa. Foi encontrada dentro de uma lixeira. Ele deve ter caído da moto, que está toda arranhada, e deixado a calça ali. Deve ter colocado outra calça que estava na mochila”, disse o soldado Borba, do Corpo de Bombeiros de Cambará do Sul.

O soldado até mesmo não descarta a possibilidade do homem ter saído sem ter sido notado do Parque Nacional dos Aparados da Serra. “Já fizemos buscas com cães farejadores no entorno do parque, mas também não encontramos pistas”, disse o bombeiro.

O helicóptero esquilo (AS350), denominado “Guapo 09”, do Batalhão de Aviação da Brigada Militar também foi utilizado nas buscas, desembarcando bombeiros em locais de difícil acesso e efetuando varredura na região do parque.

Na manhã de terça-feira (30), uma equipe de bombeiros gaúchos, com o apoio do helicóptero da Brigada Militar, usou técnicas de rapel para descer o cânion do Itaimbezinho. Outra turma de bombeiros, que veio de Santa Catarina, também ajudou na tentativa de localizar o desaparecido.

10 (1)

Deonir Zimmermann, diretor do parque, disse que a administração não tem pistas sobre o que pode ter ocorrido. Salientou que as trilhas são demarcadas e sinalizadas, e que as demais áreas são de campos abertos. “Não temos certeza da localização, se ele estava no cânion ou se foi para o outro lado”, comentou. Zimmermann acrescentou que grupos que contratam pacotes por agências entram no parque com guias, mas também há a possibilidade de visitas autoguiadas.

Mesmo com todo o trabalho do bombeiro e voluntários, as buscas foram suspensas a pessoa ainda não foi localizada. “A princípio as buscas foram encerradas. Usamos todos os recursos disponíveis do estado para achá-lo, além de particulares”, garantiu o sargento Daltro José Pedot.

Junto à porção mais oriental da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil, situam-se os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, abrangendo uma área de aproximadamente 30.360 ha, distribuída ao longo dos contrafortes da região natural comumente denominada de Aparados da Serra, inserida na Formação Geológica Serra Geral – daí a origem do nome destas importantes unidades de conservação.

Dentro dos limites do parque está o Cânion Itaimbézinho, um dos mais famosos do Brasil e procurado por turistas.

Confiras as fotos das buscas:

Fonte: G1.

Fotos: Divulgação Brigada Militar.

- Anúncio -

2 COMENTÁRIOS

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários