Durante a Heli-Expo 2013, a Bell Helicopter lançou duas novas variantes de sua linha de helicópteros. O primeiro é o Bell 407GT, que consiste na versão armada do modelo civil de seus Bell 407GX. Já o segundo modelo lançado é a versão atualizada do Bell 412 EP, agora chamado de Bell 412 EPI.
A versão militar 407GT inclui o novo painel de “glass cockpit” da Garmin, o provado G1000H, bem como opções de instalação na aeronave de sistemas com câmeras de infravermelho, armamento leves e sistemas de precisão, tais como foguetes e/ou mísseis guiados a laser.
Enquanto isso, o novo Bell 412EPI agora vem equipado com um novo “glass cockpit”, similar ao já utilizado atualmente no Bell 429, chamado de Bell Basix Pro, totalmente integrado para maior consciência situacional. A nova versão será homologada para operações IFR single pilot, com sistema de navegação “touchscreen” Garmin GTN 750, quatro telas LCD de 10,4 polegadas, sistema WAAS, transponder ADS-B e HTAWS integrado opcional.
O Bell 412 EPI agora também vem equipado com turbinas Pratt e Whitney PT6T-9 Twin Pac, novo rotor de cauda Fast Fin, que irá prover um aumento de 15% em termos de potência em relação a versão EP e deverá resultar em um aumento de 640 kg no peso máximo de decolagem.
As primeiras entregas da nova versão são previstas para ocorrer em 2014, e segundo informações terá um custo de cerca de US$ 10,4 milhões, cerca de US$ 600 mil doláres a mais que a versão 412EP.
A Bell irá manter as duas versões em produção, com as opções para os dois tipos de cabine, bem como de ambos os motores.
Fonte: press release Bell Helicopter, via FlyingMag.com