Estados Unidos – A Leonardo assinou um contrato com a Lynwood (Schweiz) AG para adquirir 100% da Kopter Group AG (Kopter). Segundo a Leonardo, esse movimento permitirá seu fortalecimento mundial no setor de aeronaves rotativas, alavancando a inovação, novas capacidades e habilidades de engenharia desenvolvidas pela jovem e ágil empresa suíça.
O SH09 da Kopter é um novo helicóptero monomotor, e será mais um produto da linha de aeronaves produzidas pela Leonardo. “Desenvolvimentos futuros em direção a tecnologias mais disruptivas, capacidades e desempenhos da missão, incluindo propulsão híbrida/elétrica são marcas inovadoras do novo negócio”, disse a Leonado em nota.
Esta aquisição substituirá o investimento planejado pela Leonardo destinado ao desenvolvimento de um novo helicóptero monomotor. Dentro da Divisão de Helicópteros da Leonardo, a Kopter atuará como uma entidade jurídica autônoma, trabalhando em coordenação com a Leonardo.
O preço de compra consiste em um componente fixo de US$ 185 milhões, além de um mecanismo de ganho associado a determinados marcos ao longo do programa, iniciando a partir de 2022. O fechamento da transação está sujeito a determinadas condições e espera-se que ocorro durante o primeiro trimestre de 2020.
Alessandro Profumo, CEO da Leonardo, disse: “Com este acordo, confirmamos nosso compromisso, fortalecendo os principais negócios da Leonardo e sustentando nossa liderança. Com essa aquisição, incorporaremos habilidades e tecnologias inovadoras e também contribuirá para nos manter na vanguarda da inovação e da competitividade mantendo nossa solidez financeira”.
Gian Piero Cutillo, diretor-gerente Leonardo Helicopters, disse: “Estamos orgulhosos de receber esta empresa inovadora como parte integrante do nosso negócio. isto complementa perfeitamente nosso portfólio de produtos, adicionando uma aeronave promissora que se beneficiam enormemente de nosso know-how industrial, experiência em serviços, treinamento e rede comercial.”
Marina Groenberg, CEO da Lynwood, declarou: “Lynwood está muito orgulhosa de ter apoiado fortemente o desenvolvimento do Kopter e seu programa SH09 nos últimos 10 anos. Agora é certo que a Leonardo assumirá o comando, pois é uma combinação perfeita para a Kopter nesta fase do desenvolvimento.”
O CEO da Kopter, Andreas Loewenstein, declarou: “A Kopter está muito animada com o negócio, pois a Leonardo é um investidor industrial sólido. Nela teremos o apoio para finalizarmos o desenvolvimento em várias frentes, mantendo a capacidade de permanecer como um monomotor ágil.” Para a transação, a Leonardo foi assessorada por EY e Gatti Pavesi Bianchi e a Lynwood pela empresa HoganLovells.
Sobre a Kopter
Baseada principalmente na Suíça, a Kopter está em operação desde 2009, originalmente designada Marenco SwissHelicopter e mais tarde renomeado como Kopter Group AG em 2018.
O novíssimo programa do helicóptero monomotor SH09 foi lançado para trazer novas capacidades e design moderno para o mercado civil com uma plataforma mais econômica e versátil. O SH09 combina as mais recentes tecnologias disponíveis e recursos de segurança, proporcionando excelente desempenho a um custo acessível.
Combina habilidades e agilidade de engenharia e uma arquitetura modular que favorece desenvolvimentos futuros para tecnologias mais disruptivas, capacidades de missão e desempenho, incluindo opções híbridas / elétricas.