O Serviço Nacional de Aviação Policial (NPAS) é lançado no Reino Unido

O novo Serviço Nacional de Aviação Policial  (National Police Air Service – NPAS) foi lançado na segunda-feira 01 de outubro de 2012. O novo serviço irá fornecer apoio aéreo mais eficiente e acessível para o serviço policial em toda a Inglaterra e País de Gales, agregando maior valor ao custo de operação. O novo serviço é entregue no âmbito do Primeiro Acordo de Colaboração Nacional feito sob a Seção 22 da Lei de Polícia 1996 (conforme emenda) entre os órgãos policiais e as forças da Inglaterra e do País de Gales.

Respondendo aos resultados de uma revisão abrangente encomendada em 2009, a Association of Chief Police Officers (ACPO) e as autoridades policiais aprovaram a recomendação central para substituir o sistema de apoio aéreo anterior com um serviço nacional, regionalmente coordenado para entrega local.

Uma equipe da ACPO liderou um projeto apoiado pela National Policing Improvement Agency (NPIA) e pelo Ministério do Interior para desenvolver e entregar um plano de implementação para o serviço nacional.

Em tempos de dificuldades financeiras, NPAS ilustra como o serviço policial é proativo no avanço para uma forma de coordenação de trabalho nacional. O novo serviço é entregue no âmbito do Primeiro Acordo de Colaboração entre os órgãos policiais na Inglaterra e no País de Gales. Através de um trabalho colaborativo é possível ter um serviço para fornecer capacidade de apoio aéreo que maximiza a prestação de serviços públicos de primeira linha, mas com um custo menor do que os serviços adquiridos e gerenciados localmente.

A autoridade policial de West Yorkshire definiu que a polícia de West Yorkshire exercerá a liderança da NPAS, que fornecerá um serviço nacional sem fronteiras, fazendo uso da aeronave mais próxima do chamado, melhorando o tempo resposta. Ela irá fornecer um serviço aéreo a 98% da população da Inglaterra e País de Gales em 20 minutos.

Haverá 23 locais estratégicos, com 25 aeronaves que fornecerão a capacidade operacional para realizar um serviço melhor ao público, com uma aeronave disponível 24 horas por dia. Aeronaves reservas (três) também serão fornecidas quando uma aeronave estiver em manutenção programada.

Foto: Ben Willcox
Foto: Ben Willcox

Será um serviço mais rentável, equilibrando a necessidade de poupar dinheiro com a necessidade de assegurar um serviço policial mais ativo, rapidamente destacável, que pode ser usado para combater o crime e proteger o público. O projeto prevê que NPAS vai economizar até £15 milhões por ano em comparação com os ano anteriores, quando todas as forças policiais se juntarem à NPAS.

A longo prazo, uma maior economia é esperada através de melhoria da eficiência operacional e organizacional e movendo-se a uma frota otimizada (reduzindo custos de manutenção e de treinamento). A NPAS será implementada em uma abordagem regional iniciada em Outubro 2012 com término em Janeiro 2015.

O líder ACPO para NPAS, chefe de polícia Alex Marshall disse: “Planos para este serviço estavam sendo discutidos há três anos e estou muito contente que hoje será marcada a primeira fase de implementação de um melhor serviço para o público da Inglaterra e País de Gales que irá resultar em grande economia e maior eficiência.”

“Limites artificiais fizeram com que helicópteros fossem restritos a operar dentro de sua própria área ou em consórcios. Um verdadeiro serviço nacional, sem fronteiras irá garantir uma cobertura eficaz das áreas urbanas e rurais. A NPAS irá proporcionar a implantação da aeronave disponível mais próxima e ter helicópteros de reserva disponíveis quando as aeronaves estiverem em manutenção.

“Eu sou grato pelo duro trabalho coletivo realizado pela ACPO e equipe do projeto NPIA no desenvolvimento do serviço. Além disso, o trabalho e a cooperação da polícia de West Yorkshire para entregar o plano de implementação e o apoio demonstrado pelo Governo tem sido muito importantes. ”

O Ministro do Policiamento e Justiça Criminal, Damian Green, disse: “Estou muito feliz por receber o lançamento do Serviço Nacional de Aviação Policial. Ele vai criar o primeiro serviço aéreo nacional sem fronteiras para a polícia, melhorando muito as disposições atuais. Este é um grande exemplo de polícias que trabalham juntas para melhorar os serviços para o público, enquanto poupam dinheiro.

“Esta nova polícia, com esquema apoiado pelo governo, vai manter 98 por cento das pessoas na Inglaterra e País de Gales a 20 minutos ou menos do apoio aéreo da polícia £15 milhões por ano.

“NPAS mostra que forças policiais trabalhando juntas podem reduzir os custos. Quando Comissários de Polícia forem eleitos em Novembro, seu mandato público irá proporcionar um incentivo para impulsionar maior eficiência em custos de policiamento, enquanto melhora ainda mais os serviços públicos. ”

Brian Greenslade, da Associação de Autoridades Policiais (APA), líder do suporte aéreo disse, “O Serviço Nacional de Aviação Policial tem o potencial de oferecer melhor proteção pública a um custo menor. Desde a captura de criminosos até a garantia de segurança das multidões, helicópteros e outros meios de apoio aéreo são ferramentas essenciais na luta contra o crime, mas eles são caros e em algumas áreas utilizados com pouca freqüência. Este programa deve garantir que as forças tenham a capacidade de recorrer ao apoio aéreo para proteger o público, enquanto compartilhando seus custos consideráveis. As autoridades policiais têm sido parceiras fundamentais na alavancagem deste programa – a polícia e comissários eleitos devem garantir que ele ofereça os benefícios que prometeram ao público.”

Confira as bases e datas de implantação:

a) Outubro 2012 – South East , que irá abranger as áreas a seguir:

– Cambridgeshire
– Essex
– Suffolk
– Norfolk
– Kent
– Sussex
– Surrey
– Hampshire
– Thames Valley
– Bedfordshire
– Hertfordshire

As bases serão em:

1) Boreham Aeroporto, Essex
2) Wattisham/Honington, Suffolk
3) Redhill, Surrey
4) Benson, Oxfordshire

b) Janeiro 2013 – North West, que irá abranger as áreas a seguir:

– North Wales
– Cheshire
– GMP
– Lancashire
– Cumbria
– Merseyside

As bases serão em:

5) Rhuddlan, Denbighshire, North Wales
6) Hawarden, Cheshire
7) Barton Moss, Greater Manchester
8) Warton, Lancashire

c) Abril 2013 – North East, que irá abranger as áreas a seguir:

– West Yorkshire
– North Yorkshire
– South Yorkshire
– Humberside
– Durham
– Northumbria
– Cleveland

As bases serão em:

9) Carr, Gate Wakefield
10) Sheffield, South Yorkshire
11) Humberside Aeroporto, Humberside
12) Aeroporto de Newcastle, Newcastle
13) Durham Tees Valley Airport, Teeside

d) Julho 2013 – South West, que irá abranger as áreas a seguir:

– Devon
– Cornwall
– Dorset
– Avon e Somerset
– Gloucestershire
– Powys Dyfed
– Gales do Sul
– Gwent

As bases serão em:

14) Aeroporto de Bournemouth, Bournemouth
15) Aeroporto de Exeter, Exeter
16) Filton, South Gloucestershire
17) Pembrey, Dyfed-Powys
18)  St Athan, Glamorgan, Gales do Sul

e) Outubro 2013 – Central, que irá abranger as áreas a seguir:

– Staffordshire
– West Mercia
– West Midland
– Leicestershire
– Northamptonshire
– Warwickshire
– Lincolnshire
– Derbyshire
– Nottinghamshire

As bases serão em:

19) Halfpenny Verde, Wolverhampton
20) Aeroporto de Birmingham, Birmingham
21) Maridos Bosworth, Leicestershire
22) Ripley, Derbyshire

f) Janeiro 2014 – Londres, que irá abranger as áreas a seguir:

– Metropolitan
– City de Londres

A base será em:

23) Colina do Lippit, Essex

7) Janeiro 2015 – South West (continuação)

– Wiltshire

Fonte: Helihub, texto traduzido por Piloto Policial.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente ideia para uma aviação realmente integrada, que poderia funcionar na forma da FNSP com a participação de órgãos federais, com redução de custos e melhoria de resultados.
    Uma ideia de estruturação já foi apresentada na forma de consórcio público, que poderia contemplar a operacionalização.
    O principal empecilho da ideia no Brasil seria alguns dos atuais comandantes de unidades abrirem mão de seus “feudos aéreos”…
    Aproveito para lembrar a todos da estréia dos “Águias da Cidade”, no Discovery Cannel, as 22h de hoje,,, não percam;;;;
    Abraço a todos…

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

20 − um =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários