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EDUPÉRCIO PRATTS
Coronel do CBM de Santa Catarina

“A Operação Arca de Noé, desenvolvida durante a tragédia que aconteceu no Vale do Itajaí em novembro e dezembro de 2008, revelou novas consequências da inexistência do serviço de operações áreas no CBMSC.”

O nascimento do GOA/CBMSC – Diário de Bordo Florianópolis, Nov e Dez 2008.

Um pouco de nossa história

O Estado de Santa Catarina estava sofrendo com as chuvas há dois meses, as quais já estavam saturando o solo. No final de semana, 22 Nov 08 (sábado) a fortes chuvas já causavam danos alarmantes no Estado, sendo desencadeado o plano de chamada do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para o socorrimento das vítimas.

No domingo (23 Nov 08) foi instalado o Sistema de Comando em Operações (SCO) no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), na Trindade, Florianópolis, a fim de gerenciar as atividades do Bombeiro nas áreas afetadas do Estado.

À época era Major e coordenador do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros. Apresentei-me no CEBM, na Trindade, e como havia uma necessidade urgente da participação de aeronaves no socorrimento das vítimas, na manhã de domingo iniciei a coordenação das solicitações de aeronaves a partir do Aeroporto de Florianópolis, no Batalhão de Aviação da Polícia Militar.

Equipes de socorro do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realizam trabalho de resgate no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil.

O Águia 02 da PM estava em manutenção, sendo liberado no final da tarde de domingo. As chuvas continuavam fortes e efetivos foram deslocados para a área do 7º BBM. Fui informado que no domingo ou na segunda-feira chegariam ao Estado dois helicópteros e um avião do Governo do Paraná.

Ainda no domingo, entrei em contato com o Cb Lócio da Seção Contra Incêndio (SCI) do Aeroporto de Florianópolis, e ele foi voluntário para atuar de tripulante nos helicópteros que chegariam naquele dia, porém não chegaram.

Na segunda-feira (24 Nov 08), solicitei ao Sd Marlio Luiz para estar na SCI do aeroporto pela manhã, e assim começamos a montar os equipamentos para podermos operar com uma tripulação, caso fosse necessário.

Equipes de socorro da Polícia Civil de São Paulo realizam trabalho de resgate no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil.

As condições meteorológicas continuavam ruins, mas o Águia 02 deslocou-se a Ilhota e Luiz Alves em apoio ao Águia 01 da PM de Santa Catarina, a fim de realizar o resgate de vítimas dos soterramentos ocorridos na região, retornando ao final do dia.

Foi solicitado apoio pela Defesa Civil para as Forças Armadas e outras Unidades da Federação, para o apoio ao socorrimento das vítimas através de aeronaves, pois várias localidades estavam sem acesso rodoviário e haviam muitas vítimas a serem retiradas das áreas de risco.

No dia seguinte (25 Nov 08) as operações aéreas seriam desencadeadas do Aeroporto de Navegantes, pois era o local mais próximo as áreas em calamidade pública, e com possibilidades de abastecimento e apoio as diversas aeronaves que seriam deslocadas
ao Estado.

Distribuição de água e alimentos para as pessoas atingidas. Aeroporto de Navegantes/SC. Foto: James Tavares/SecomSC.

Entrei em contato com o Comando do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) a fim de ver a possibilidade de deslocar-me por aeronave até Navegantes, e fui informado que as operações do BAPM seriam transferidas no dia seguinte para o Aeroporto de Navegantes, e que em princípio, seria priorizado o efetivo do BAPM.

Informei ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros sobre a evolução dos fatos, e obtive permissão para o deslocamento ao Aeroporto de Navegantes, onde seria o elo de ligação entre as operações aéreas desenvolvidas pela Defesa Civil Estadual, BAPM, Força Aérea Brasileira, Marinha e aeronaves vindas de outros Estados.

Embarquei no ônibus que saiu do CEBM, juntamente com efetivo de reforço ao 7º BBM, às 22h00 do dia 24 Nov 08. Chegamos no quartel sede do 7º BBM perto da meia noite e participei de uma reunião presidida pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros (Cel Maus), oficiais e autoridades municipais, referente ao planejamento para os dias subsequentes.

Equipes de socorro da Polícia Militar de Minas Gerais realizam trabalho de resgate no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil.

A seguir desloquei-me para a Seção Contra Incêndios no Aeroporto de Navegantes com 06 (seis) Bombeiros Militares do 7º BBM e que conheciam a região. Eles iriam ajudar na localização das áreas do Morro do Baú, uma vez que as aeronaves que viriam em apoio não conheciam a região, seus hospitais e os possíveis locais de pouso indicados pelo Comando da Operação.

Estes bombeiros desempenharam papel fundamental para o sucesso da operação de resgate no início dos trabalhos (Sd Jones, Sd Adriani, dentre os bombeiros militares). Em seguida recebemos reforço no efetivo (dentre eles: Al Sgt Ferreira, Cb Bagatolli), que igualmente foram incansáveis nas missões desenvolvidas junto as aeronaves integradas na missão.

Na manhã do dia 25 Nov 08, fiz contato com o representante da FAB, Ten Cel Av Kaprchoswki, e os bombeiros foram integrados às equipes no Morro do Baú para as missões de resgate. Os 4 helicópteros do Exército Brasileiro vindos em apoio, foram baseados em Blumenau e lá permaneceram durante toda a operação.

Equipes de socorro da FAB realizam trabalho de resgate no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil.

Havia dificuldade para liberação de cestas básicas vinda por aeronave da FAB para Itajaí, além da falta de água, saques e depredação do quartel do CBMSC em Itajaí. Com a chegada de 45 Bombeiros Militares e 12 cães da Força Nacional que estavam em Brasília, as coisas melhoraram, pois foram integrados às equipes do Aeroporto de Navegantes, aonde ficaram acantonados e tinham uma base de apoio. Agora tínhamos até uma tropa.

No dia 26 Nov 08, ocorreu a visita do Presidente da República que sobrevoou algumas áreas afetadas, porém, devido as condições meteorológicas ruins não conseguiu chegar em Blumenau.

O Cap BM Kemper e o Sd BM Aurélio apresentaram-se para a missão em Navegantes na manhã do dia 29 Nov 08. O Comandante Geral sobrevoou a área afetada no helicóptero Arcanjo 01 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Neste voo fui o copiloto e estivemos em Ilhota, Maciço do Morro do Baú e Benedito Novo.

Uma missão inesquecível foi realizada no voo do helicóptero Falcão 02 da PM do Paraná, onde um senhor e seus cães foram resgatadas no Morro do Baú. O vale estava deserto, parecia que uma bomba atômica havia dizimado tudo por ali.

O analista de sistemas Egon Budag desembarcou do helicóptero da PM do Paraná com seus cães, resgatados com ele do Morro do Baú.

O Cap BM Kemper atuou junto ao Falcão 02 em missões de resgate e transporte de alimentos as comunidades isoladas. O Sd Márlio e Sd Aurelio no socorrimento de pessoas e transporte de alimentos com as aeronaves disponíveis no aeroporto.

A partir do dia 07 Dez 08 permaneceram no Aeroporto de Navegantes um helicóptero da PMSC (Águia 01), um helicóptero da FAB e um helicóptero da Marinha (Super-puma). O jornal Diário Catarinense de domingo (07 Dez 08), trouxe estampado na coluna do “Cacau Menezes” a seguinte manchete: “Um helicóptero para os bombeiros”.

Esta matéria refletia a necessidade e a opinião de todos os bombeiros envolvidos na Operação. Encerramos nossa participação na operação em Navegantes no dia 07 Dez 08, às 20h00. Equipes do CBMSC permaneceram na região completando o serviço de busca por pessoas desaparecidas.

O início com a chegada

O helicóptero Arcanjo 01 do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina decolou do aeroporto de Curitiba no dia 19 Janeiro de 2010 com a seguinte tripulação: Maj Edupércio, Cap kemper, Sd Aurelio e Sd Marlio.

Às 10h00 horas do dia 20 de janeiro de 2010 foi recebido solenemente. Essa é a data oficial do início das operações aéreas no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. São 09 anos de operações aéreas no Estado, somando mais de 7.500 ocorrências e mais de 6.100 pessoas atendidas.

Solenidade de Entrega da aeronave. Foto: Sd BM Avelino

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