Pilotos da FNSP concluíram Estágio de Pilotagem Tática no CIAvEx

- Anúncio -

Pilotos da Força Nacional de Segurança Publica, em ação pioneira, concluíram no dia 06 de abril, com destaque, o Estágio de Pilotagem Tática (EPT) no Centro de Instrução de Aviação do Exercito, são eles: Ten Cel PMDF Ricardo Yamasaki Santiago e o Major CBMERJ Rammon Dias Pereira.

Participaram do EPT 2010, 20 (vinte) oficiais aviadores, dos quais 16 (dezesseis) do Exército Brasileiro, 02 (dois) da Marinha do Brasil e 02(dois) da Força Nacional de Segurança Pública.

O objetivo do estágio é habilitar o piloto a ocupar e exercer a função de Piloto Tático, no cumprimento de missões de combate, capacitando-o a:

– Executar a progressão em vôo tático, seja de aeronave isolada ou de aeronave compondo uma fração de helicópteros por ocasião do cumprimento de operações aeromóveis;

– Conhecer os fundamentos do Combate Ar-Ar, através de das técnicas de medidas de defesa contra ameaça aérea;

– Conhecer e praticar o tiro com o armamento orgânico axial da aeronave, utilizando-se da metralhadora .50 e de foguetes SBAT 70;

– Obter conhecimentos para a condução da aeronave em condições de vôo visual noturno para um balizamento tático sem equipamento de visão auxiliar.

Para atingir estes objetivos o estágio teve duração de 10 (dez) semanas envolvendo instruções teóricas e práticas. A teoria esteve dividida em 04 (quatro) disciplinas: Fundamentos da Pilotagem Tática, Armamento Munição e Tiro, Identificação de Sistemas de Armas e Emprego Tático da Aviação do Exército.

A disciplina Prática de Pilotagem Tática compreende as missões de vôo do EPT e está subdividia em duas fases: a 1ª, realizada em São Pedro d’Aldeia, compreende as manobras básicas e a 2ª fase compreendendo as pistas de terreno plano e montuoso. Além das instruções teóricas e práticas das disciplinas curriculares, o estágio aborda também palestras e reuniões de segurança de vôo voltadas para cada fase prática do estágio.

Por fim, não se pode deixar de mencionar o ponto culminante do estágio: o excepcional desempenho individual demonstrado por cada instruendo ao longo das diversas jornadas vividas proporcionando, dessa maneira, a todos, instrutores e monitores do CIAvEx, a certeza plena do desenvolvimento profissional constante que ainda há por vir por parte do agora PILOTO TÁTICO de nossa Força.

Aviação! Brasil!

Clique e veja algumas fotos do Estágio


- Anúncio -