Brasília – Na quinta-feira (12), integrantes da Seção de Aviação da Força Nacional de Segurança Pública (SAV/DFNSP) participaram de instrução na Unidade de Treinamento de Escape em Aeronaves Submersas (UTEPAS), no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) da Marinha do Brasil, localizado em São Pedro da Aldeia, RJ.
O objetivo foi capacitar pilotos e operadores aerotáticos para que em uma situação de emergência possam reagir de forma rápida e coordenada em um pouso forçado na água, realizando, dessa forma, a melhor técnica para escape.
- Saiba mais: UTEPAS – Mão na fivela, mão na Janela!
O módulo de treinamento usado pela Marinha do Brasil simula uma plataforma que, após o impacto com a água, submerge até cinco metros de profundidade, permanecendo de cabeça para baixo. É um treinamento essencial e técnico, em que os tripulantes precisam manter-se em apneia, aguardar a entrada da água e o completo afundamento do equipamento para, só então, se soltar e nadar até a superfície com tranquilidade.
Os integrantes da Força Nacional tiveram a oportunidade de participar de instruções teóricas e práticas, sendo estas divididos em duas fases. Na primeira fase, PRÉ-UTEPAS, foram realizadas atividades de natação, adaptação na profundidade de 5 metros, passagem pelas janelas do módulo e salto das plataformas de três e seis metros.
Na segunda fase, foram aplicadas as técnicas de saída da aeronave nas condições diurna e noturna, preparando os tripulantes para uma real emergência na água após um acidente.