PMSC: VANT será aliado contra crimes ambientais

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

As unidades de conservação de Santa Catarina, sob responsabilidade da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), devem ganhar um novo aliado contra desmatamentos, caçadores e incêndios.

O VANT, Veículo Aéreo Não Tripulado, foi testado recentemente no Parque do Tabuleiro, junto à 7ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, e empolgou os técnicos da Fatma, bem como os oficiais do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM). O equipamento, do céu, permite uma visão privilegiada de uma grande área de mata.

VANT PMSC

O projeto com um equipamento não tripulado é inédito em unidades de conservação do Brasil. Ele possui uma câmera, com infravermelho, que permite identificar caçadores na mata, desmatamentos ou pessoas perdidas.

De acordo com o diretor de Proteção dos Ecossistemas da Fatma, Paulo Roberto Mundt, a nova ferramenta trará economia de tempo e dinheiro para a Fundação. “Vamos ter uma visão privilegiada lá do alto, ajudando a demarcar a área e fiscalizar possíveis crimes ambientais”, explica Mundt. De acordo com ele, a compra do equipamento deve ser custeada por recursos de compensação ambiental.

O VANT também atraiu interesse na área de segurança pública. A Polícia Militar de Santa Catarina participou dos testes e demonstrou bastante entusiasmo no equipamento.

De acordo com o Comandante de Polícia Militar Especializada (CPME), coronel Rogério Rodrigues, o aeromodelo pode servir para preservar a vida do policial e aumentar a eficácia de operações ostensivas. Em alguns casos específicos, ele poderá substituir o helicóptero tripulado, que tem um custo de cerca de R$ 4 mil a hora.

Para o presidente da Fatma, Gean Loureiro, essa será a nova filosofia do órgão: tecnologia para mais eficiência e melhor custo-benefício. Gean pretende trazer novas ferramentas para combater o crime ambiental em Santa Catarina.

De acordo com ele, esse novo equipamento também poderá auxiliar os técnicos na análise de licenciamento, permitindo mais facilidade na demarcação de área.

Fonte: PMSC.

- Anúncio -

5 COMENTÁRIOS

    • Prezado Marcus, pelo que vejo vc desconhece completamente o assunto. O VANT será, no futuro, um importante aliado nas operações de segurança pública e de defesa civil. Esses equipamentos serão complementares, cada um na sua especialidade. Existem muitos estudos sobre o assunto e participei de alguns deles, com especialistas do exército brasileiro e polícias brasileiras. O seu uso não anuncia a extinção dos helicópteros, mas a melhora da eficiência de seu emprego. Se fosse assim a força aérea americana ou as polícias americanas só teriam VANTs. Palavras ao vento.

      Eduardo

      • Concordo, os VANT chegaram para formar junto com as aeronaves tripuladas, verdadeiras soluções, que deverão dar todo o suporte para as operações em terra.

      • Apesar de nutrir respeito pelas suas opiniões, discordo completamente nesse assunto.
        O emprego dos VANTS pela FAA dos EUA, está baseada em dois pararmetros, o primeiro é a segurança e o segundo o econömico, é fato.
        Se não fosse os VANTS os americanos estariam usando helicópteros, porque o uso dos caças nessas operações seria inútil – ou vocë acha que eles usariam os B17???
        Aqui no Brasil se vingar, as operações de SPública ficará anti-econömica – só vingará para emergëncia, é minha opinião que vejo no futuro próximo, porque a grande maioria dos Estados não tem condições de bancar hora/helicóptero de +ou- R$ 3.500,00 – Aqui no Amazonas ninguëm vë o Helicóptero, houve uma grande fuga de presos e sequer ele foi acionado, e aí?????????? sei que o assunto é polëmico, mas fazer o quë, né!!!

  1. Só quero ver o que dirão mais no futuro sobre os gastos com esses aparelhos. Como já conheço as artimanhas dos políticos, tenho certeza que inventarão um gasto astronômico com o uso desses aparelhos.
    É esperar para ver.
    Uma curiosidade… Esses aparelhos não servirão apenas para a vigilância contra a criminalidade, mas, também violará a privacidade do povo, pois lá de cima todos, até os cidadãos de bens, serão vigiados.
    Alerta geral para o povo, vamos ficar atentos comesses aparelhos.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários