- Anúncio -

Santa Catarina – A Polícia Civil recebeu na tarde de quinta-feira (09), um ventilador pulmonar para transportes aeromédicos realizados pelo Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER Fron), em parceria com Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA).

A solenidade foi realizada no hangar do SAER Fron no Aeroporto Serafim Bertazo, em Chapecó, com a presença do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon; delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich; da juíza federal Heloísa Menegotto Pozenato; do diretor de Polícia de Fronteiras (Difron), Carlos Morbini; e do coordenador do SAER Fron, Albert Dieison Silveira, entre outras autoridades.

O equipamento OxyMag, fabricado pela Magnamed e avaliado em R$ 49,9 mil, foi adquirido com recursos cedidos pela Justiça Federal, através da 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Chapecó, e será utilizado para otimizar os atendimentos aeromédicos realizados pelo SARA (Serviço de Atendimento de Resgate Aeromédico) e SAER na mesorregião de saúde de Chapecó e demais municípios da fronteira.

O aparelho serve para dar suporte ventilatório às pessoas que não conseguem respirar sozinhas e que necessitam de ventilação artificial.

Criado em 2004, o SAER teve seu serviço ampliado em 2014 com a instalação da base com sede em Chapecó para atendimento nos 86 municípios da área de fronteira em Santa Catarina. Ampliando parcerias para melhorar o atendimento, em 2015 a Polícia Civil firmou convênio com a Prefeitura de Chapecó e criou-se o SARA, com uma equipe de profissionais da Saúde formada por médicos e enfermeiros, com experiência em atendimentos de urgência e emergência.

O resultado dessa parceria são inúmeras vidas salvas em mais de 900 missões e atendimentos aeromédicos. Algumas dessas pessoas socorridas e familiares estavam presentes na solenidade e foram homenageadas pelos presentes.

Na quinta-feira ocorreu a entrega oficial, porém, no domingo (5), foi realizada a primeira utilização deste equipamento. Houve o empréstimo do aparelho para equipe do SAMU utilizá-lo no avião Arcanjo 04 do Corpo de Bombeiros em transferência de recém-nascido de Curitibanos para Chapecó.

“Este aparelho além de reforçar nossas ações de atendimento também será compartilhado, quando houver necessidade, com as equipes médicas do SAMU em transportes aéreos de urgência no avião Arcanjo 04 dos Bombeiros Militares sediado em Chapecó”, ressaltou o delegado Albert.

Serviço Aeropolicial de Fronteira recebeu respirador pulmonar para o serviço aeromédico em Chapecó. Foto: SAER Fron.
SAER Fron e SARA receberam ventilador pulmonar para o serviço aeromédico em Chapecó. Foto: SAER Fron.
- Anúncio -