- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Eduardo Alexandre Beni

A SEI Industries Ltd foi fundada em 1978 e tem sede no Delta, BC, Canadá e ficou mundialmente conhecida por sua invenção do famoso “Bambi Bucket”, equipamento que é usado por helicópteros para despejar água sobre incêndios florestais.

O original Bambi Bucket foi introduzido pela primeira vez pela SEI Industries Ltd. em 1982. Naquela época, baldes de combate a incêndio não eram novos, mas o lançamento do Bambi Bucket representou um passo significativo para este tipo de equipamento pois a SEI tinha sido capaz de fazer o que os outros não tinham – aperfeiçoar um balde dobrável, utilizando uma válvula controlada pelo piloto que poderia despejar uma coluna de água concentrada diretamente no fogo.

Manual de Operações Bambi Bucket

Ibama durante 4º Treinamento de Carga Externa e Combate a Incêndios Florestais com Helicópteros. Foto: Divulgação IBAMA.

Esse equipamento é uma criação do inventor canadense Don Arney. Ele teve uma ideia para um dispositivo de combate a incêndios aéreo que permitisse aos operadores de helicóptero chegarem mais perto de incêndios e despejar água e espuma de forma mais precisa. Ele imaginou um produto que poderia ser usado para acessar praticamente qualquer fonte de água, incluindo os reservatórios de água, permitindo que os pilotos perdessem menos tempo voando e mais tempo combatendo incêndios.

O desenvolvimento deste inovador produto de combate a incêndios nasceu do valioso feedback recebido de operadores de helicópteros, bem como das agências florestais canadenses e americanas.

Estas agências usavam no helicóptero equipamentos de combate a incêndios para proteger áreas do fogo e sabiam que sem esse tipo de ferramenta poderiam ter muito mais trabalho no combate as chamas. Usando essas informações do usuário final, a SEI foi capaz de desenvolver um produto que hoje em dia detêm 90% do mercado mundial de equipamentos de combate a incêndios e é utilizado em mais de 110 países.

Desde 1982, uma variedade de opções foram desenvolvidas para atender às necessidades de diferentes tipos de helicópteros. A linha de produtos de Bambi Bucket oferecem mais de 20 tamanhos diferentes, que vão desde seu menor tamanho (um balde para o Robinson R44) até a sua maior versão de 9.850 litros.

Como surgiu o Bambi Bucket

Arney chegou à sua ideia para o Bambi Bucket enquanto testava balões de levantamento subaquáticos que eram usados ​​para salvar destroços. Testava os balões submergindo-os em água e levantando-os no ar com guindastes para descobrir sua durabilidade.

“Um dia, eu estava olhando para balão pendurado no guindaste. 2.200 libras de água estão contidas em um ‘saco’ de 60 libras. E eu penso: ‘Humm, aviões … Agora, o que eu teria que fazer para transformar isso em um balde de combate a incêndios? ”, Disse Arney em um vídeo do YouTube.

“Bambi Bucket” não é um apelido, ela realmente é uma marca registrada de propriedade da fabricante canadense SEI Industries, cujo inventor é Donald Brian Arney. Ele começou a desenvolver um sistema de válvulas que controlaria a liberação de água das sacolas e sua invenção do Bambi Bucket é coberta pela Patente dos EUA No. 4474245 emitida em 2 de outubro de 1984 e intitulada Balde de Combate a Incêndio Reduzível.

Em maio de 2017, Don foi introduzido no Hall da Fama dos Inventores Nacionais (EUA) por essa invenção. O Bambi Bucket provou ser um avanço revolucionário para o mundo do combate a incêndios e ainda é um equipamento padrão e amplamente utilizado no mundo.  Hoje o lendário Bambi Bucket é usado em mais de 115 países e por mais de 1.000 operadores de helicópteros.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários