Paraíba – O governador João Azevêdo (PSB) e representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública entregaram, na manhã desta quarta-feira (20), o helicóptero Colibri EC 120B, ano 2001, doado pelo Governo Federal. Na solenidade de entrega, que aconteceu em João Pessoa, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) formalizou a doação do helicóptero.
O Colibri será operado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA), com o designativo Acauã, e será destinado a Campina Grande. Agora, o estado conta com três aeronaves para segurança pública e dois aviões que dão atendimento à saúde. Segundo o governador, em fevereiro de 2024, o estado receberá mais um helicóptero, que irá compor o Sistema de Atendimento Aeromédico.
Este é o segundo helicóptero Colibri EC 120B que o governo federal repassa a estados. Ontem (19), o primeiro equipamento foi entregue ao governo do Piauí.
Sobre o helicóptero doado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) voou por muitos anos três helicópteros Colibri e que foram substituídos por aeronaves novas (AW119 – Koala) no governo anterior. Dois foram repassados ao Piauí e a Paraíba e o terceiro Colibri, que não está aeronavegável, ainda não foi divulgada sua destinação.
Além disso, esse modelo de aeronave teve sua fabricação descontinuada pela Airbus em 2017, após cerca de 700 exemplares produzidos. Para tentar manter as aeronaves em operação, a fabricante possui programa HCare Classics para modernização da aviônica. O objetivo é substituir por uma aviônica Garmin nova, que não tenha problemas de desatualização. Os clientes participam do financiamento do desenvolvimento e aprovação da nova aviônica para o H120.
Atualmente, a PRF possui 7 helicópteros AW119 (Koala), 4 Bell 407, 1 Bell 412 e 1 avião Cessna Grand Caravan.