Santa Catarina – No dia 19 de janeiro, o Serviço Aeromédico dos Arcanjos realizado por meio de parceria entre o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros e o SAMU Aeromédico de Santa Catarina, recebeu o Alvará Sanitária Municipal da Diretoria de Vigilância em Saúde de Florianópolis.
- Leia também: Projeto pioneiro de transporte de bolsas de sangue em operações aeromédicas inicia em Santa Catarina.
De acordo com a enfermeira de voo Euseli de Assis Batista, que participou da implantação do serviço de transfusão de sangue total dos Arcanjos, o cumprimento das exigências junto a vigilância sanitária é um requisito fundamental. O convênio com o Hemosc foi assinado em julho de 2021 e a primeira transfusão aconteceu em julho de 2022. Já foram realizadas 33 hemotransfusões pelo serviço aeromédico. (Clique e acesse a estatística)
Esse alvará é um documento importante que comprova que o serviço e as aeronaves estão em conformidade com as regulamentações de saúde e higiene necessárias para garantir a segurança dos pacientes atendidos e transportados. “O recebimento do Alvará Sanitário é uma grande conquista para o serviço aeromédico dos Arcanjos, pois visa um atendimento de qualidade e excelência “, destacou Euseli.
Além disso, o serviço segue rigorosamente as determinações exigidas pelo Hemosc, quanto ao acondicionamento das bolsas de sangue em conservadora específica e temperatura ambiente do local. O recebimento do Alvará Sanitário Municipal reforça o compromisso do Serviço Aeromédico dos Arcanjos em oferecer uma assistência de qualidade para a população de Santa Catarina, contribuindo para salvar vidas.