Voo cego – VANT da Polícia Federal

A Polícia Federal pode vir a perder um bom instrumento de trabalho, aliás, muito badalado na campanha eleitoral de Dilma Rousseff, ano passado.

Seus dois “aviões-espiões” não tripulados poderão ser transferidos para a Aeronáutica, assim como todo o programa para a compra de outras 13 aeronaves até 2015, por R$ 540 milhões. Sem recursos, pessoal treinado e equipamentos, a PF teria desistido dos VANT, como são conhecidos.

Fonte: Isto É, por Ricardo Boechat.

18 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma vez esse paisinho de quinta categoria joga por terra um trabalho arduo de anos seguidos, de profissionais competentes, honrados, dedicados, que deixaram o conforto dos seus lares e convivio de seus familiares, realizando planejamento, estudos, cursos, investindo o que tem e o que nao tem, para depois, assim do nada, como se nenhum custo tivesse, trocam as pecas como se num tabuleiro de dama estivessem.

    Depois, esses “administradores” de quinto mundo, ainda ousam exigir RESPEITO.

    Esses picaretas travestidos de autoridades “competentes” esquecem sempre que RESPEITO eh uma via de duas maos.. uma que vai e outra que vem.. e a partir do momento que esses mentecaptos quebram esse canal de comunicacao, o outro lado nao tem a menor obrigacao de continuar respeitando esses “artistas”.

    E nao se surpreendam se ainda manipulem as informacoes, deturpem os fatos visando transferir covardemente eventuais e ficticias responsabilidades para que se justiquem mudancas, alteracoes ou afagos a quem quer que seja.

    Eh de conhecimento publico que desde o inicio, esse projeto sofreu resistencias, agressoes tecnicas, ciumes, invejas e outros adjetivos dessa “casta” que se acha dona da verdade..

    Veremos.. o futuro dirah..

    Como diz aquele apresentador de jornal.. ISSO EH MAIS UMA VERGONHA..

    Aos colegas que participaram da projeto, criacao, implantacao e tentativa de realizacao, recebam as minhas congratulacoes profissionais.. e mantenham a cabeca erguida.. essa nao eh a primeira e nem serah a ultima.. pelo menos os senhores podem por a cabeca no travesseiro e dormir tranquilo.. o que muitos nesse pais nao possuem sequer o direito de.

    Julio Cesar Basile

  2. Alguns leitores aqui devem acreditar que a melhor opção êh não vigiar a fronteira. Soh pode! A FAB não tem poder de Policia! Nossos problemas na fronteira não são de soberania entre nações. O problema êh policial mesmo! Vamos torcer para a PF levar em frente esse projeto. Um pouquinho de sal grosso talvez seja necessário!

  3. Nada contra a PF usar os seus UAVs, nos EUA a CBP(US Customs and Border Protection) faz uso do Predator, para vigilância ha anos.

    http://206.241.31.129/ImageCache/cgov/content/enforcement/amo/aviation_5fasset/predator_5fb_2ectt/v4/image/1/pred_5fb_5femb.jpg

    Não sei de onde a PF tirou que era a única polícia do mundo a usar um grande UAV.

    A questão é de capacidade operacional, quando a PF foi logo de cara adquirindo um UAV deste porte ela caiu no limbo legal da falta de legislação e procedimentos para este tipo de aeronave no Brasil.

    Se tivessem feito como a FAB que pegou um menorzinho e principalmente mais barato, não estaria passando este vexame.

  4. Prezado Xará MARCO – quem foi que disse que a FAB não tem poder de polícia??? na fronteira tem sim. Mesmo que não tivesse nada atrapalharia os trabalhos, é uma ferramenta de inteligência, e poderá ser usado em qualquer parte do País – em auxílio às Polícias, tanto Federal como Estadual.

  5. Mas espera aí xará, a FAB iria armar uma arapuca para prender traficantes ou qualquer outro organismo criminoso? Eu acredito que escapa do escopo de suas funções, não? Não seria similar ao connhecido trabalho do exercito que por vezes ocupava o “morro” mas não podia fazer nada? Ou as recentes operações da Marinha no RJ que somente transportava o pessoal policial em seus blindados?

  6. Meu Xará – rsrsrsrsr – você me ajudou, é isso aí, as FAA não estão habilitadas para tratar (prender meliantes, etc)mas gerir, fazer logística, auxiliar no que for possível – sem usar suas tropas, foi o que ocorreu no Morro do Alemão no RJ.
    É um perigo as FAA usar tropa, eles demoram sair dos quartéis, mas quando saem difícil à volta, então o melhor é ficar onde estão – a democracia agradece.
    Então, se houver uma colaboração da inteligência das FAA e das Polícias, tudo se resolverá em compartilhação.

  7. Então xará! Melhor esses Vants ficarem no DPF! Seriam mais úteis! A FAB pode ter os delas, mas melhor o DPF utiliza-loa para sua função fim, prender bandidos e suas cargas!

  8. Aos nobres colegas que participam do debate..

    Soh p lembrar.. as FAA, ha mais de uma decada, tentam criar e/ou adquirir os seus VANT, e nao conseguiram.. os que foram criados nao passam, nem de longe, do conceito de experimentais.. e nao atendem as necessidades minimas operacionais.. tecnicamente, podem ser comparados aos “la garantia soi jo”..

    Outro detalhe.. rasgo todas as minhas carteiras se o “filho” que eventualmente venha a ser sequestrado da PF, fosse “feio, doente, sem perna”, se apareceria alguem para assumi-lo e arrebata-lo..

    Filho feio ou doente, ninguem quer..

    Filho “bunitin, prontim, pago e funcionando”, logo logo aparecem “pais” para adota-lo e usarem todos os expedientes, limpos ou sujos, tramados em gabinetes, para justificarem as suas acoes..

    Recentemente participei como comandante de helicoptero em missoes do Ibama, em Sinop/MT, onde apos um verdadeiro circo montado, com a presenca da Ministra do Meio Ambiente, o Ibama e seus guerreiros (que nao recebem o minimo de reconhecimento e muito menos a estrutura operacional adequada para a execucao de seus servicos) apreenderam uma grande quantidade de madeira de lei, comercializada de forma ilegal, alem de tratores e correntes..

    Pois bem.. montaram o circo e quem apareceu na foto ao lado da madeira apreendida?

    O Exercito e a Forca Nacional, devidamente representados por um dos seus, empunhando um fuzil cada, onde as respectivas unidades nao passaram nem perto do local da apreensao.. sequer sabiam aonde ocorreu a apreensao.. mas as fotos nos jornais estao aih p provar..

    No dia seguinte, a Ministra foi embora de Sinop, retornando a Brasilia, e os 183 militares que desembarcaram, dois dias antes, embarcaram no mesmo aviao Hercules que os trouxe, o Gordo-06, e SUMIRAM de Sinop..

    E quem ficou p continuar o servico, alem da falsa propaganda governamental? Somente os guerreiros do Ibama..

    Qdo no meu comentario inicial usei o termo “circo”, eh porque estou cansado de ver tanta palhacada, tanta manipulacao de informacao e deturpacao dos fatos, para justificar esses atos, os quais, o meu portugues eh muito limitado para encontrar adjetivos a altura..

    Outro.. ha uma decada a PF vem sendo desmontada progressivamente.. quem ja trabalhou na casa, antes e depois, sabe exatamente do que falo..

    Como se desmonta um poder de policia, que prende politicos e autoridades corruptas, sem assumir isso perante a opiniao publica?

    Simples.. basta retirar a verba e os equipamentos..

    Uma coisa eh o valor nominal aprovado na LDO.. outra, eh o que chega aos cofres da PF e eh disponibilizado para uso..

    O sujeito mete a mao durante a sua gestao ministerial, as maracutais sao descobertas e, simplesmente porque ele deixa o cargo, zera tudo.. nao devolve um centavo, nao faz a obra, nao eh condenado, nada acontece..

    Colocar dois colegas da PF, um durante o dia e outro a noite, num barraco de madeira, na fronteira com a Colombia, e fazer o “merchan” na midia de que o orgao tem tantos postos patrulhando a fronteira, eh conversa p boi dormir, eh estelionato governamental e engole quem quer..

    Aguardem, pois mais decisoes semelhantes estao por vir..

    E essas “otoridades” ainda ousam exigir respeito.. nao valem o que comem..

    Tenho vergonha de ser brasileiro e policial federal.. ainda bem que, aposentado, ja estou livre desse carma.. mas a vergonha como cidadao brasileiro, continua.. eh um tapa na cara todos os dias..

    E o pior.. nesse pais em que vagabundo tem voz ativa, falar a verdade diante de um chefe, logo logo se ganha o rotulo de desequilibrado, nazista ou algo semelhante..

    Se nao me acostumar com o cheiro de peixe podre, o qual senti muitos anos na vida profissional, eh ser desequilibrado, aceito o adjetivo.

    Abracos aos guerreiros que ainda nao desistiram.

    Julio Cesar Basile.

  9. Puxa Julio, que desabafo! Não posso revelar onde trabalho, mas eu sei bem o que vc quer dizer! Estou vendo de perto o sucateamento da PF, e como contribuinte e cidadão fico preocupado. O que vc descreveu cai como uma luva no cenário que enxergo. Uma pena…

  10. Prezado Júlio – Não discordo totalmente do seu comentário – mas quanto ao IBAMA discordo, tenho um irmão que é analista ambiental no AM, e o mesmo me disse que só faz apreensão quando estão acompanhados do EB ou outro órgão de segurança – na semana passada no interior do Amazonas uma equipe da PM e do IBAMA nada poderam fazer contra uns madeireiros que retiravam madeira de uma aldeia indígena – eles apreenderam todos os equipamentos, mas os madeireiros voltaram “armados até os dentes” ameaçaram toda equipe e levaram os equipamentos, é fato.

  11. Quanto tempo caro amigo Basile,
    Nem preciso falar que sabemos de tudo isso….
    Agora quanto ao caso que aconteceu no AM, é que não era com a gente, né Basile, dúvido que esses madereiros levariam um parafuso se quer, ahhhhh velhos tempos…..
    Tenho saudades daquelas missões…
    Ah, sobre os VANTs tem que ficar com a PF,existe uma infinidade de uso na polícia, a FAB que compre os deles e nós estamos comprando os nossos e não só isso, também estamos comprando submarinos de busca, será que a Marinha vai quer levar também, xiiiiiiiiiii.
    Inclusive, encontrei esse forum, ao tirar uma duvida sobre um certo modelo de VANT, para responder uma questão para uma pesquisa científica de um amigo.
    Fui…….

  12. Graaaaaande Comandante Rapozo

    Quanta honra ve-lo na telinha..

    Eh meu caro.. o ideal eh a soma de esforcos e uniao de todas as unidades, mas a realidade nos mostra outra coisa.. ha onze anos militamos nas e com as aeronaves missoes Ibama e o que nos ja vimos, presenciamos e fizemos, daria um livro e argumentos p derrubar muita teoria de gabinete..

    Tem muita gente que escuta o galo cantar, nao sabe aonde, nem que galo eh esse, e fica repetindo a historia como se verdade fosse.. faz parte.. nos nao somos donos da verdade, nem queremos ser.. agora, que eh aviltante o tanto de mentiras, cascatas e manipulacoes que vemos, lemos e ouvimos, eh d+..

    Varias unidades de Corpo de Bombeiros, que foram ao RJ naquela operacao diluvio em Teresopolis, sofreram com o ataque de estrelismo de uma “otoridade aeronautica”, que queria aparecer na Tv a todo custo, sabotou muitos voos e missoes de defesa civil e corpo de bombeiros, culminando com a ordem para cortar o combustivel, visando que os helicopteros se afastassem da area..

    Quem lah esteve, sabe e sofreu com isso.. quem nao esteve, fica repetindo um conversa mole p boi dormir sem o menor fundamento..

    Esse graduado pode ate, manipulando as informacoes e deturpando os fatos, se justificar aqui para nos simples mortais.. mas aos olhos DELE, nada escapa.. aqui se faz, aqui se paga.. o tanto de pessoas que tiveram negados ou atrasados os seus merecidos socorros, por atitudes como essas.. isso nao tem preco..

    Junta-se a esse cidadao, soh mesmo aquele prefeito que mandou a guarda civil cercar o ginasio, que voces do Corpo de Bombeiros montaram, com os donativos que estavam recebendo, organizando e prepando a entrega para os desabrigados e necessitados, o qual, visando aparecer tb, mandou cessar o trabalho.. depois foi afastado do cargo.. eh o nosso Brasil da mentira, da enganacao, do faz de conta.. e acredita quem quer..

    As atuais unidades de seguranca publica, dao hoje, um banho em muitas forcas armadas, quer seja a nossa ou outras.. eu tenho um quatro estrela na familia e sei muito bem o galo que canta, aonde canta e porque nao anda cantando como devia..

    Espero que o guerreiro esteja bem e parabens pelas missoes que voces vem realizando nesse Brasil a fora.. um show.. nao tem preco..

    Abracossssss

  13. Mas a FAB disse, se esse VANT da PF sair do chão sem avisá-los, iriam derrubá-lo, e com apoio do atual Ministro chefe do Gabinete Institucional, um General que não me recordo o nome, e aí???? como ficamos??

  14. Hoje no Brasil não há legislação acerca do emprego do VANT. É fato que a ferramenta é útil para as Forças Armadas e para as Policias, mas por ser um objeto voador no espaço aéreo precisa de regras, sob pena de termos interferência mútua. Se na fronteira isto pode acontecer, nas cidades nem se fala. É a tecnologia à frente da legislação.

    Tenho visto esse tema em diversos Seminários e Debates, e já assisti até palestra na qual dizia o palestrante que uma das vantagens é substituir os helicópteros. É a busca por um lugar ao sol.

    Temos algumas empresas brasileiras desenvolvendo VANT por acreditar nesse mercado. A Embraer é uma delas.

    A meu ver, a Aviação de Segurança Pública deve “cuidar” desse segmento, para seja tratado como uma aeronave, como foi feito nos Estados Unidos. Elaborar um regulamento e submeter ao DECEA e assim resolver o problema.
    Cada força policial poderá contar com seu equipamento, de tamanho, alcance, complexidade e performance compatíveis com a missão que quer realizar.

    O espaço aéreo é grande e se bem administrado, todos poderão usufruir.

    A aviação no Brasil começou com poucos aventureiros, em balões, depois hidroaviões… e assim foi… em certo momento, só a FAB e a Marinha voavam, sendo esta última, esquivando-se para não ser metralhada. Veio o Exercito ao recriar sua aviação e a partir de 1980, as Polícias começaram suas atividades.

    O mesmo vai acontecer com os VANT. Vão proliferar em pouco tempo.

    É uma questão de tempo e de dicernimento.

    CMTE AYRES – PLAH 0552.

  15. Não duvide, no Brasil pode tudo – quem não se lembra da INVASÃO de algumas Superitendência da PF pelo Exército Brasileiro, a mando de um Presidente Maluco, o Itamar Franco, e isso não faz mto tempo não.
    E de lá pra cá, mta coisa não mudou.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 × 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários