São Paulo – No início da tarde de quinta-feira (2), dois helicópteros do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) foram acionados para resgatar piloto de parapente que perdeu o controle do equipamento durante a decolagem e acabou caindo próximo à rampa, na serra do Itaqueri, em São Pedro (SP).
Bombeiros acessaram o local, contudo em razão dos ferimentos da vítima e da dificuldade em acessar a área não foi possível retirá-la via terrestre. O helicóptero da Base de Aviação de Piracicaba fez o salvamento e o da Base de Campinas, o resgate aeromédico.
A equipe do helicóptero Águia 7 da Base de Avião (BAv) de Piracicaba realizou a retirada da vítima por meio da técnica de rapel e McGuire, o que possibilitou que fosse atendida pela equipe aeromédica do Águia 18 da BAv de Campinas, que estabilizou o piloto e encaminhou ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, com suspeitas de múltiplas fraturas nas pernas.
“Como a vítima está em local de difícil acesso, a gente teve que dividir a operação em duas etapas. A primeira é a retirada da vítima do local, o que está sendo feito pela aeronave de Piracicaba. E, posteriormente, a aeronave de resgate de Campinas prestou o atendimento médico-hospitalar para ela e levá-la para o hospital de referência”, explicou o piloto e capitão Aiello, da Polícia Militar.