GRAer da Bahia realiza I Jornada de Segurança Operacional

No dia 12 de agosto de 2014, foi realizada a I JORNADA DE SEGURANÇA OPERACIONAL do GRAER da PMBA. O evento ocorreu nas dependências da Unidade Aérea e contou com a presença da sua comunidade aeronáutica. O evento faz parte das atividades promocionais de segurança operacional promovida pelo Comando da Unidade.

As atividades promocionais são dedicadas ao incentivo da participação da comunidade aeronáutica na prevenção de ocorrências aeronáuticas, elevando o seu nível de consciência para a atividade aérea. Além da jornada, nesse dia, houve o desenvolvimento de outras ações promocionais, tais como: concurso literário, premiações e reconhecimento e divulgação de atos meritórios.

O concurso literário contou com produções técnicas, segmentadas em Artigos Técnicos em Aviação (ATA), Manuais de Procedimentos Operacionais (MPO) e procedimentos Operacionais Padrão (POP).

Jornada de Segurança Operacional - Bahia

Maj PM Herlon – chefe da Unidade de Segurança de Voo

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 1

Detalhe da audiência. O evento foi realizado no Auditório do GRAER

A jornada foi um momento de renovação do conhecimento. A comunidade foi informada sobre notícias atuais da aviação, inclusive sobre a lei 12.970, de 8 de maio de 2014 (Lei do Sigilo SIPAER) e a redução de ocorrências pelo mundo, conforme o IHST.

O evento contou com um ciclo de palestras, divididas em dois eixos. Durante o turno matutino, transcorreu o eixo externo, composto por palestrantes convidados e, no turno vespertino, o eixo interno, articulado pelos próprios membros da comunidade do GRAER. As palestras apresentadas tiveram um viés instrumental, no qual a audiência pôde enriquecer o conhecimento e vislumbrar uma aplicação imediata em seu cenário profissional. Além disso, durante o segundo eixo, buscou-se também o desenvolvimento de pessoas.

Participaram como palestrantes: o Cel Av R1 José Roberto Mendes da Silva, a Psicóloga Dra. Neuza Maria Fernandes Zamarioli, o Cap Esp CTA Roberto Rivelino Silva de Queiroz, o Subten PM Alexsandro Ferreira de Souza e o Sd 1ª Cl PM Franklin Santos Fernandes, sendo os dois últimos membros do próprio GRAER.

O Cel Av R1 José Roberto, Assessor do SERIPA II, fez uma abordagem geral sobre os acidentes aeronáuticos ocorridos com helicópteros na região Nordeste e sua ilação sobre os diversos aspectos de prevenção.

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 2

 

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 3

O Cel Av R1 J. ROBERTO fazendo sua apresentação e, ao final, sendo congratulado pelo Ten Cel PM LÁZARO, Cmt do GRAER. Todos os Palestrantes receberam das mãos do Cmt do GRAER seus certificados como símbolo de agradecimento pela contribuição.

Já o Cap Esp CTA Rivelino, Chefe da Seção de Operações do DTCEA/SV brindou a audiência com uma abordagem sobre o Trafego Aéreo e Segurança de Voo, oportunidade em que foram esclarecidas várias dúvidas dos presentes.

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 4

Cap Esp CTA Rivelino, do DTCEA/SV

Encerrando a Manhã, a Dra. Neuza Zamariolli, psicóloga especializada em Fator Humano, pelo CENIPA, falou sobre fatores motivacionais, a participação do ser humano e a sua ligação com a segurança de voo, sendo também muito aplaudida.

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 5

Psicóloga Dra. Neuza Zamariolli

Iniciando a tarde, com palestras voltadas à segurança, aplicada aos procedimentos internos da nossa operação, O Subten PM Ferreira abordou os diversos aspectos da Segurança de Voo direcionados para a Manutenção de Aeronaves. Sob essa ótica, foram destacadas as inspeções e os diversos procedimentos seguidos pela Unidade de Manutenção Aeronáutica do GRAER.

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 6

Subten PM FERREIRA, Mecânico de Aeronaves

Já o Sd 1ª Cl PM Fernandes, auxiliado pelo Sd 1ª Cl PM Elcival, desenvolveu o seguinte assunto: Apoio de Solo e Segurança de Voo, sob a ótica do Abastecimento de Aeronaves. Vale enfatizar que, durante a palestra, foram apresentados os procedimentos técnicos seguidos para o abastecimento de aeronaves. O Sd 1ª Cl PM Fernandes bem destacou os ensaios para garantia da qualidade dos combustíveis que são servidos diariamente para as aeronaves do GRAER.

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 7

Palestrante Sd 1ª Cl PM Fernandes – TASA (Unidade de Apoio, Transporte e Suprimento Aéreo)

Após as palestras dos membros do GRAER, ocorreu a sustentação oral de alguns trabalhos técnicos selecionados no Concurso Literário que encampou a Jornada.  O Subten BM Luiz Agnaldo da Silva Carneiro apresentou à audiência o seu trabalho de pesquisa, que teve como produto final a construção de um Procedimento Operacional Padrão (POP), denominado: Utilização dos Equipamentos de APH no EC 145.  O GRAER da PMBA teve recentemente integrado a sua frota um helicóptero EC 145 , o qual possui um kit aeromédico completo. Esse kit foi o primeiro, desse tipo, a ser instalado nesse modelo de  maquina, ao chegar ao Brasil. Com naturais dificuldades na operacionalização desse equipamento, apesar de toda a assistência e do treinamento da fábrica, coube ao GRAER, por iniciativa do Tripulante Operacional Agnaldo, colher todas as informações e compendiá-las, sob forma de um POP, de tal maneira que todos pudessem fazer o uso adequado e correto dos equipamentos, o que já vem ocorrendo.

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 8

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 9

Trip. Op Subten BM AGNALDO expondo e o EC 145 do GRAER da PMBA na sua versão aeromédica

Ainda com essa mesma dinâmica, o 1º Sgt PM Jurandy Xavier de Moura apresentou o caminho percorrido em sua pesquisa, que resultou, como produto final, em um Manual de Procedimento Operacional (MPO) denominado: Manual Básico Operacional do Sistema de Imageamento Aéreo, modelo FLIR 380 STAR SAFIRE. Como todos os Estados que foram sede de jogos na última COPA, a Bahia recebeu e operou um kit completo do referido sistema,  o qual possui muitas potencialidades, mas que necessita de um estudo dinâmico para sua utilização eficiente e segura. O Tripulante Operacional Jurandy é hoje uma referencia no estudo desse sistema, sob a ótica da utilização final pelo operador.

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 10

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 11

Palestrante Trip Op 1º Sgt PM Jurandy e seu trabalho final o MBOSIA-FLIR

Ao final do evento, o TC PM Lázaro, Cmt do GRAER, realizou a premiação dos trabalhos técnicos apresentados e foi deixada a mensagem de que boas decisões dependem de profissionais bem informados. Dessa forma, a manutenção de um público bem informado foi a motivação para a nossa temática geral deste ano: GRAER: a busca do conhecimento. Saudações SIPAER!

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 12

Maj PM Taranto, Subten BM Agnaldo, 1º Sgt PM Jurandy, Subten PM Ivan e 1º Sgt PM Mamédio, participantes com apresentações de trabalhos técnicos premiados no Concurso Literário.

Jornada de Segurança Operacional - Bahia 13

Ten Cel PM LÁZARO, Cmt do GRAER, acompanhado  do Maj PM HÉRLON ao final do evento.

A V I A Ç Ã O

2 COMENTÁRIOS

    • Obrigado, Cmte Lautert. Continuamos com a mesma garra, com os sonhos renovados e muita determinação para seguir em frente nessa longa estrada. Abraços fraternais.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

onze − 4 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários