Proposta de valor dos processos internos do Serviço de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMG: Referencial para indicadores de desempenho do serviço

SILVANO TEODORO PIMENTA

Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Segurança Pública da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais e Fundação João Pinheiro como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Segurança Pública, sob orientação do Prof. Ms. Gilberto Protásio dos Reis, Major PM.

RESUMO

A proposta de valor é o conjunto de características do serviço que são oferecidas pelas organizações e que geram a satisfação das necessidades dos usuários.

Especificamente sobre o radiopatrulhamento aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), ainda não se conhece a proposta de valor do serviço e sua adequação às necessidades dos usuários. Esta pesquisa teve como objetivo construir um referencial para indicadores de desempenho do serviço de radiopatrulhamento aéreo da PMMG.

A proposta compõe-se dos atributos do serviço, da imagem e do relacionamento com os usuários. Secundariamente, foi determinar as características da proposta de valor geradas pelos processos internos que fossem importantes para se monitorar, classificar as unidades usuárias dos serviços e verificar suas percepções sobre a proposta de valor.

Para elucidar a proposta de valor do serviço de radiopatrulhamento aéreo, estudou-se o conjunto de características das organizações de serviços que são aplicáveis ao radiopatrulhamento aéreo e como são avaliadas pelos usuários.

A literatura sobre serviços nas organizações e os documentos existentes na PMMG nortearam as características selecionadas. Elas foram avaliadas pelos gerentes médios das unidades usuárias que demandam o serviço utilizando-se da “janela do usuário” e do Índice de Prioridade das ações para melhoraria dos serviços.

Verificou-se que os processos internos do radiopatrulhamento aéreo entregam características que em alguns aspectos não satisfazem ou não são importantes para os usuários. A partir dessas características, tem-se o referencial para indicadores que podem ser utilizados para avaliação do serviço prestado.

Palavras-chave: Proposta de valor dos serviços. Processos internos. Radiopatrulhamento aéreo. Polícia Militar de Minas Gerais. Indicadores.


Clique e faça o download da Monografia


3 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante o trabalho, o companheiro me permita ler e aproveitar o assunto, pois, essa questão de resultados na aviação de segurança pública ainda é um mistério.
    Grande abraço e parabéns!
    Cap Baracho

  2. Caro companheiro, fique a vontade para ler e criticar. Trata-se de uma experiência inicial, ou seja, deve ser tomada como ponto de partida. Abraços
    Silvano, Cap PMMG

  3. Li a monografia inteira! Parabéns….essa questão dos indicadores de gestão é muito obscura na aviação de segurança pública. Agora começam a aparecer alguns caminhos e o seu trabalho é um deles.
    Ainda temos muitas gestões focadas no resultado e deixando de valorar o método. Se dá certo….ótimo, mas quando vai mal….procura-se o culpado.
    A falta de definição da missão e visão de futuro tb dificultam a criação de indicadores alinhados a um planejamento.
    Espero que a PMMG aproveite sua pesquisa…porque eu vou aproveitar!
    Grande abraço e parabéns!
    Cap Baracho

Escreva um comentário

13 − 7 =

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários