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Eduardo Alexandre Beni

Tudo começou na mitologia grega com a lenda de Dédalo e Ícaro. Essa aventura continuou com o ibero Domingo Gonzalez, perdido na ilha de Santa Helena, onde, segundo a lenda, domesticava cisnes selvagens, que, tracionando uma carroça, levava-o à Lua.

Saindo da mitologia e ingressando no campo das invenções, Leonardo da Vinci foi o criador do primeiro esboço, conhecido pelo homem, do helicóptero, pára-quedas, trem de pouso e asas a pedal.

O Padre Bartholomeu de Gusmão, invetor do balão a ar quente em 1709 fez a proeza de fazer seu balão voar por quase 4 metros de altura (20 palmos). Esse fato ocorreu mais de 60 anos antes do épico vôo (2.000 m) dos irmãos Montgolfier  em Paris, no ano de 1783.

Em 19 de outubro de 1901, quanto tudo começou, Alberto Santos Dumont voou com o balão-dirigível N° 6, com 33 metros de comprimento e 622 m cúbicos, cujo objetivo era circundar a torre Eiffel em um tempo máximo de 30 minutos e assim o fez.

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Mas foi em uma tarde do dia 23 de outubro de 1906 que, Alberto Santos Dumont, alçou vôo no campo de Bagatelle, Aeroclube de França, por seus próprios meios motrizes, com o 14-bis que rolou por 100 metros e levantou vôo, tendo percorrido 60 metros em 7 segundos, em um vôo nivelado a poucos metros do solo.

Santos Dumont arrebatou os 3.000 francos de prêmio.  A aeronave possuía uma envergadura das asas de 12 metros e a fuselagem tinha 10 metros, sendo equipado com um trem de pouso triciclo.

Este foi o primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar. Os irmãos Wright, dos EUA, reclamam para si este feito. Mas, diferentemente de Santos Dumont, que fez seu vôo em um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e da população parisiense, os irmãos Wright realizaram seu suposto vôo em uma fazenda, sem testemunhas.

O nº 19 chamado inicialmente de “Libellule“, posteriormente de “Demoiselle” era um pequeno avião monoplano de asa alta com 5,10m de envergadura, 8m de comprimento e pesando pouco mais de 110 Kg com Santos-Dumont a bordo.

14-bis.jpgAlcançou facilmente 200m de distância e velocidades de mais de 100 Km/h, sendo a última aeronave construída por Santos Dumont.

Ao longo do tempo, a invenção de Santos Dumont foi se aperfeiçoando até chegar aos modernos aviões de hoje. Por seu pioneirismo e sua ousadia, Alberto Santos Dumont é considerado o Pai da Aviação, tendo recebido inúmeras honrarias por seu feito.

Em homenagem ao primeiro vôo de Santos Dumont, 23 de outubro é considerado o Dia do Aviador. A Lei n° 218, de 4 de julho de 1936 , declara 23 de outubro o dia do aviador, em homenagem ao primeiro voo da história, realizado nesta data, em 1906. Em 2006, através da Lei nº 11.262 de 30 de dezembro de 2005 , foi declarado o Ano Nacional Santos Dumont, o Pai da Aviação.

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LEI Nº 218, DE 4 DE JULHO DE 1936

Institui o Dia do Aviador 23 de outubro

O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil: Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sancciono a seguinte lei:

Art. 1º Fica instituido, no Brasil, o Dia do Aviador que será celebrado em 23 de outubro de cada anno, providenciando os poderes públicos para que essa commemoração tenha sempre condgna celebração cívica, desportiva e cultural, esta especialmente escolar, e accentuando-se a iniciativa do notável brasileiro Santos Dumont, quanto á prioridade do vôo em apparelho mais pesado do que o ar.

Art. 2º Revogam-se as disposições em contrario.

Rio de Janeiro, 4 de julho de 1936, 115º da Independência e 48º Republica.

GETÚLIO VARGAS

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