- Anúncio -

Pará – Nesta sexta-feira (15), o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) realizou mais uma ação de saúde pública em benefício a dois pacientes hospitalizados que aguardavam por um transplante de rim no município de Redenção, sudeste do Pará.

A ação contou com a agilidade da equipe de pilotos do Grupamento Aéreo e dos profissionais de saúde da Capital e do Hospital Regional Público de Redenção. Esse é o terceiro transporte de órgãos que o GRAESP realiza em 2023.

Os órgãos seguiram em benefício de dois pacientes hospitalizados no município de Redenção: um jovem de 24 anos e uma mulher de 70 anos, esta última, esperava há 5 anos por um rim. A captação foi feita a partir de uma mulher que veio a óbito na Capital e a família optou pela doação dos órgãos, inclusive de um fígado que foi encaminhado para Brasília.

Os órgãos foram captados no hospital da Unimed, que autorizou a equipe de enfermagem da Central de Transplante do Estado a realizar todo o processo. A coordenadora da Central de Transplantes do Pará, Ierecê Miranda, destacou a ação e a importância de uma rede de apoio, tanto dos órgãos do Estado, quanto de instituições privadas, para que todo o processo logístico possa ser concluído com sucesso.

“Todo órgão a ser transplantado, carece de um tempo exato para que esse projeto seja feito com segurança, em especial para o paciente que vai recebê-lo. Para um processo desse acontecer e vidas serem salvas, é importante que uma grande rede esteja envolvida, sendo sociedade, instituições de saúde sejam elas públicas, privadas ou filantrópicas governo do estado, ou seja, todas as esferas, para a engrenagem funcionar”, pontuou.

- Anúncio -