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EUA – Na noite de sexta-feira (24), um avião de transporte aeromédico caiu nas proximidades de Dayton, no estado de Nevada, oeste dos Estados Unidos. As cinco pessoas que estava a bordo faleceram. A equipe havia decolado de Reno e levava um paciente para Salt Lake City, em Utah. O avião voou por cerca de 15 minutos antes de cair.

A operadora aeromédica Care Flight, um serviço da empresa REMSA Health, informou que o acidente aconteceu com seu avião Pilatus PC-12, matrícula N273SM, e a bordo estavam um piloto, uma enfermeira de voo, um paramédico de voo, um paciente e um familiar do paciente.

“Nossa organização está de luto pela perda de nossos valiosos membros da equipe e estende nossas mais profundas condolências às suas famílias. Nosso trabalho como agência EMS é cuidar das comunidades que servimos – e neste momento – também estamos cuidando uns dos outros”, disse a REMSA Health em nota à imprensa.

“Nosso foco é e continuará sendo ajudar funcionários e colegas, bem como suas famílias, a lidar com essa notícia devastadora. Pedimos que sua privacidade seja respeitada”, complementou a nota.

O Corpo de Bombeiros e o Departamento do Xerife do Condado de Lyon estão coordenando com o NTSB (National Transportation Safety Board) para determinar os detalhes do acidente, que está sob investigação.

A empresa suspendeu momentaneamente suas operações e auxilia o NTSB nas investigações. REMSA opera helicópteros Airbus H125, aviões Pilatus PC-12/45 e ambulâncias terrestres. Os helicópteros cobrem aproximadamente 50.000 milhas quadradas da Califórnia e Nevada e os aviões cobrem 11 estados em todo o oeste dos Estados Unidos.

Acidente com ambulância aérea deixa cinco mortos em Nevada, EUA. Foto: Remsa Health.

Investigações

Segundo informações preliminares, as condições meteorológicas eram desfavoráveis e aeronave pode ter experimentado uma falha estrutural catastrófica da fuselagem. O NTSB não descreveu por que os elementos da fuselagem podem ter falhado, mas informou que partes da fuselagem se separaram antes do impacto com o solo.

De acordo com o advogado Slack Davis Sanger, que acompanha o caso e lidou com situações de falhas estruturais de aeronaves, “falhas catastróficas de elementos aerodinâmicos são tipicamente associadas ao excesso de velocidade ou cargas de aceleração que se combinam para exceder os limites estruturais da fuselagem. Vimos casos em que uma perda de controle em voo introduziu cargas excessivas que resultaram em uma falha estrutural. O NTSB estudará os destroços para determinar por que e quando a falha estrutural ocorreu.”

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