Aeromédico do Brasil – O portal Resgate Aeromédico iniciou uma série de entrevistas com os protagonistas do aeromédico brasileiro para conhecer melhor o funcionamento dos operadores aeromédicos públicos e privados.
No Brasil, segundo a ANAC, o serviço aeromédico privado é explorado por cerca de 39 empresas de táxi-aéreo. A UNIAIR é uma delas. Nesse setor há também operadores públicos. Os Corpo de Bombeiros Militares, Polícias Militares, Polícias Civis, Polícia Rodoviária Federal e Secretarias de Segurança Pública realizam atividades de resgate e transporte aeromédico.
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Dessa vez vamos falar sobre a operadora aeromédica UNIAIR. O Dr. Maurício Alberto Goldbaum, Diretor Presidente e sua equipe formada pela Gerente Operacional, Michelle Trindade; Piloto Chefe, Fabio Amaral e pelo Coordenador Médico, Dr. Adriano Garcia, nos ajudaram com as respostas e com a matéria.
A UNIAIR, habilitada pela ANAC, atua desde 1997 com transporte aeromédico e táxi aéreo (executivo) em todo território nacional e demais países da América do Sul, América Central e Caribe.
Vamos conhecer a UNIAIR!
RA: Quais aeronaves vocês operam?
UNIAIR: Possuímos 6 aeronaves em nossa frota, sendo 3 aviões King Air C90, 01 avião King Air B200GT e 02 helicópteros Esquilo AS350B2. Dessas aeronaves, cinco estão destinadas ao aeromédico. Essas aeronaves estão configuradas para UTI Adulta, Pediátrica e Neonatal. O avião king Air C90B, PT-WNF, está configurado executivo.
RA: Vocês possuem contratos com Estados para realizar a atividade aeromédica?
UNIAIR: Possuímos somente com estado do Rio Grande do Sul para atendimento a Secretaria de Saúde e transporte de órgãos. Em São Paulo nosso contrato é para voos executivos.
RA: Vocês realizam o atendimento aeromédico privado ou público?
UNIAIR: Realizamos somente atendimento aeromédico privado. Temos uma Central de Atendimento 24h que recebe as solicitações dos beneficiários de plano de saúde que temos contrato e demais clientes que necessitem de transporte aeromédico.
RA: Como é a seleção e formação das tripulações das aeronaves?
UNIAIR: O processo seletivo da UNIAIR consiste basicamente em análise curricular, entrevista, avaliação psicológica, avalização prática em simulador de voo, comprovação de experiência e certificados e avalização médica. Nossa tripulação possui formação e treinamentos conforme exige a legislação vigente, bem como o Programa de Treinamento aprovado pela ANAC.
RA: Como é composta a equipe aeromédica da aeronave?
UNIAIR: A nossa equipe aeromédica é composta por piloto, copiloto, médico(a) e enfermeiro(a). Todos têm treinamentos específicos em transporte aeromédico, como Fisiologia de Voo, embarque e desembarque, conhecimentos sobre os equipamentos embarcados e sistemas da aeronave.
RA: Vocês fazem treinamento de CRM ou algum voltado para a segurança das operações?
UNIAIR: Sim, realizamos o CRM, além de cursos e treinamentos relacionados ao Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), a Segurança Contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC – Aviation Security) e Artigos Perigosos.
RA: Como é feita a regulação do serviço aeromédico na UNIAIR?
UNIAIR: A grande maioria dos casos avaliados são beneficiários do plano de saúde. Sua situação é avaliada para definição se o transporte aeromédico está previsto na cobertura contratual de remoção.
A regulação é feita através de triagem médica entre médico plantonista da UNIAIR e o médico que está assistindo o paciente e solicitando a transferência. Analisa-se a patologia e quadro clínico do paciente, medidas terapêuticas já instituídas na origem, resposta ao tratamento, recursos e medidas de tratamento ainda disponíveis e o motivo da solicitação de encaminhamento para outro hospital.
Normalmente, a justificativa está no esgotamento de recursos no local, com necessidade de internação em hospitais mais avançados. Para isso, sempre levamos em consideração qual o local mais próximo com essa disponibilidade. Para desencadear o processo de remoção é necessária a confirmação de leito no local de destino.
RA: Vocês seguem regulamentação da ANAC? Para voar aeromédico é preciso autorização?
UNIAIR: Nosso serviço é prestado de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e de regulação médica, respeitando as condições meteorológicas e de tráfego aéreo. Seguimos o Código Brasileiro de Aeronáutica, bem como a regulamentação vigente e pertinente ao Taxi-Aéreo (RBAC 135). É necessária autorização da ANAC para voos aeromédicos e treinamentos específicos.
RA: Onde fica a base de operações? Quantas bases vocês possuem?
UNIAIR: Estamos instalados em hangares próprios no Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre/RS) e no Aeroporto Governador José Richa (Londrina/PR), com base operacional no Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP), Campo de Marte (São Paulo/SP) e no Heliporto Heli-Rio (Rio de Janeiro/RJ).
RA: Vocês voam sempre com dois pilotos no serviço aeromédico? Qual é o modelo que utilizam?
UNIAIR: Nos aviões voamos sempre com dois pilotos porque é uma exigência dos regulamentos da ANAC. Nos helicópteros voamos com um piloto (Single Pilot), conforme a configuração aeromédica dos Esquilos AS350B2.
RA: Quais equipamentos aeromédicos possuem nas aeronaves?
UNIAIR: Os equipamentos utilizados são próprios para a configuração de uma UTI aeromédica, incluindo ventilador mecânico, bombas de infusão, oxímetro, monitor cardíaco e cardioversor.
Eles são instalados em suportes específicos fixos na maca, que é removível e acoplada durante o transporte à uma plataforma especial instalada dentro da aeronave, a qual abriga cilindros de oxigênio, adaptação à rede elétrica da aeronave e espaços para acondicionamento de materiais. Além disso, sempre é levado em cada remoção um kit padronizado organizado em maletas com todos os medicamentos e materiais que porventura possam ser necessários durante uma remoção.
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Se você quiser saber mais sobre os serviços prestados pela UNIAIR, acesse o site da empresa: http://www.uniair.com.br/