EUA – Em outubro de 2023, a Air Methods Corporation, a principal provedora de serviços aeromédicos nos EUA, Air Methods, entrou com pedido de proteção contra falência, denominado Acordo de Apoio à Reestruturação (“RSA”), com base no Capítulo 11 do Código de Falências dos Estados Unidos. É frequentemente referido nos EUA como uma falência de “reorganização”.
A implementação da reestruturação contemplada pela RSA reduzirá a dívida total da empresa em aproximadamente US$ 1,7 bilhão. Segundo a Air Methods, isso aumentará sua flexibilidade financeira e liquidez, permitindo concentrar-se nas suas estratégias de crescimento e desenvolvimento a longo prazo.
O processo predefinido do Capítulo 11 fornece um fórum ordenado para a Air Methods implementar a reestruturação do balanço patrimonial de forma eficiente e rápida. Além disso, a reestruturação prevista pela RSA prevê que credores e fornecedores sejam pagos integralmente e que os colaboradores continuem recebendo seus salários e benefícios sem interrupção.
De acordo com o RSA, a empresa já obteve o apoio necessário de suas partes interessadas para confirmar o plano de reorganização e, devido ao amplo apoio, a Air Methods espera concluir este processo de forma estruturada até o final do ano.
Nos EUA, além do fato desse setor ser cada vez mais controlado por empresas, são espremidos por reembolsos de seguradoras de saúde e programas governamentais significativamente abaixo dos custos operacionais das ambulâncias aéreas, num mercado saturado.
Além disso, esse problema foi exacerbado quando o Congresso incorporou a “No Surprises Act” (NSA), em 2021. O ato deveria proteger os consumidores de faturas surpresa, onde os serviços de emergência devem continuar a ser cobertos sem qualquer autorização prévia, e independentemente de um prestador estar ou não na rede.
As consequências atingiram particularmente os provedores de ambulância aérea, como o Air Methods. O ato deveria isolar os pacientes quando se tratava de disputas de pagamento entre prestadores de serviços de saúde e pagadores, incluindo seguradoras. Com isso, as ambulâncias aéreas não recebem nem o valor dos custos.
Segundo nota divulgada pela Air Methods, a provedora está operando normalmente e sem interrupções de serviço, enquanto avança no processo supervisionado judicialmente. Isso inclui continuar atendendo hospitais parceiros, sistemas de saúde e clientes, com sua frota de 365 aeronaves (maioria helicópteros), de 275 bases, atendendo 47 estados. A Air Methods atende mais de 100.000 pessoas todos os anos e possui mais de 40 anos de experiência em operações aeromédicas.
“Durante o ano passado, fizemos progressos significativos na otimização das nossas operações, estabelecendo uma rede com as principais seguradoras comerciais
e melhorando a nossa estrutura de custos. Ao fortalecer o nosso balanço, daremos um passo importante na concretização do nosso plano de transformação, ao mesmo tempo que respondemos a cada chamada com o mais alto nível de serviço e atendimento ao paciente”, disse o Chefe do Executivo. Oficial JaeLynn Williams.
O caso da empresa foi atribuído Processo nº 23-90886 e pode ser acessado através do site mantido pelo Tribunal de Falências dos EUA para o Distrito Sul do Texas em http://www.txs.uscourts.gov. Informações adicionais sobre as partes interessadas estão disponíveis em www.AirMethodsRestructuring.com.