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Alemanha – Com 55.675 missões, os helicópteros da operadora alemã de resgate aéreo ADAC registraram um aumento de quase 7% em 2022. Foram 3.441 missões a mais em comparação com o ano anterior (52.234). Em média, os helicópteros das 37 bases decolaram para cerca de 153 emergências por dia.

Além dos números impressionantes de atendimentos do ano passado, a operadora alemã de resgate aéreo também investiu em seus projetos de inovação. Em parceria com o serviço de doação de sangue da Cruz Vermelha Alemã (DRK-Blutspendedienst), desenvolveram a logística de drones para a transporte de sangue, medicamentos e tecidos, no projeto chamado de “MediCargo“.

Em uma fase inicial de testes, já concluíram com sucesso mais de 300 voos no Hospital Universitário de Ulm, uma cidade localizada no Estado de Baden-Württemberg. Processos claros e o uso de software inteligente permitiram operações seguras, mesmo com movimentos adicionais das aeronaves no ar.

Segundo dados da pesquisa, o drone é até cinco vezes mais rápido do que os serviços de transporte convencionais terrestres, o alcance é de até seis quilômetros, e o peso máximo de transporte é de 1.000 gramas.

A partir de junho de 2023, a ADAC planeja realizar operação experimental com o transporte de amostras de sangue por drone em operações hospitalares diárias na cidade de Ulm. No futuro, os drones serão controlados por pilotos de drones especialmente treinados com um tablet, com uma tela sensível ao toque.

Segundo a ADAC, o projeto de pesquisa conjunto “MediCargo” serve como um importante modelo para o transporte médico de mercadorias com drones e pode ser facilmente transferido para toda a Alemanha.

VoloCity

A ADAC também é a primeira organização do mundo a testar a operação de multicópteros movidos a eletricidade para o transporte aeromédico, chamados de “VoloCity”. Juntamente com o fabricante Volocopter de Bruchsal, o primeiro voo de teste público para resgate aéreo com um e-VTOL estatá programada para acontecer esse ano no Aeroporto de Lahr.

Um e-VTOL está programado para entrar em operação real em 2024 como parte de testes operacionais na Baviera e na Renânia-Palatinado.

ADAC Luftrettung da Alemanha apresenta o primeiro estudo de viabilidade com multicópteros tripulados para o serviço de resgate. Foto: Divulgação
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