- Anúncio -

Goiás – Na tarde de terça-feira (21), o Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou em primeira votação a propositura nº 2055/20 de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). O projeto de lei prioriza a utilização de aeronaves do Governo do Estado para o transporte de equipes de captação de órgãos para transplantes.

A matéria prevê que o Poder Executivo deve priorizar, com preferência, suas aeronaves para essa finalidade. Para o autor da proposta, a lei poderá evitar casos em que órgãos não sejam retirados e transplantados por falta de uma estrutura de traslado adequada e rápida, como muitos casos exigem, sob pena de perder o material que garante a renovação da vida a quem está na fila de espera por um transplante.

“Muitas pessoas que necessitam de transplantes no Brasil morrem por ausência de doadores. Por outro lado, muitos órgãos são perdidos em razão da falta de um transporte eficiente entre o local onde o doador faleceu e o local onde seria realizada a cirurgia de transplante, considerando a distância de ambos”, argumentou Prado.

No plano federal, com a edição do Decreto nº 9.175 de 2017, a Força Aérea Brasileira (FAB) passou a manter permanentemente uma aeronave dedicada ao transporte de órgãos, tecidos e equipes de captação.

- Anúncio -