MARCUS VINICIUS BARACHO DE SOUSA
Capitão da Polícia Militar de São Paulo
Minha avó morava quase em frente ao Rio Paraíba do Sul e ficávamos, eu e ela, da janela de seu apartamento, admirando a correnteza, pássaros e outros animais que por ali passavam, foi numa oportunidade dessas que ela me disse: “Em poucos anos vamos precisar tomar a água do Rio Paraíba e não vai ter para todo mundo”.
Há mais de trinta anos, e muito jovem, achei que a afirmativa da minha avó era uma grande brincadeira e que jamais aconteceria, e a ideia de tomar aquela água barrenta que passava a poucos metros da nossa residência, também não agradava.
Essa história ficou no passado, sem pouca importância, mas depois de passar pela grande seca que enfrentamos em São Paulo, no ano de 2014, testemunhamos na mídia as iniciativas, projetos e obras para aproveitar as águas do Rio Paraíba, procurando trazer à Capital Paulista o líquido tão precioso e quase raro naquela ocasião.
Vi que minha avó, em sua humildade e pouco estudo, me ofereceu a oportunidade de aprender com sua experiência, ainda que naquele momento eu não estivesse pronto para perceber, a lição dada foi eficaz anos depois.
A experiência é o ativo intangível que o empregado pode oferecer à Organização, funcionários antigos podem contribuir positivamente com o desenvolvimento organizacional, uma vez que, já viveram muitas situações práticas no exercício do trabalho, e conhecem bem as rotinas.
Alguns Gestores são incapazes de perceber a importância desse recurso humano valioso, vendo os veteranos como concorrentes, ignorando suas opiniões e destacando os novatos em detrimento dos servidores mais velhos.
Tais posturas comprometem a cultura organizacional, fragilizam a segurança do trabalho e servem de mal exemplo à geração nova.
Quando não se respeita os mais experientes, perde-se conhecimento e abre-se espaço para os erros, violações, concorrência interna desleal e outras inconformidades, que desfavorecem o ambiente de trabalho, a produtividade e a qualidade na entrega do produto ou serviço.
Valorize o veterano e agregue valor à sua Organização!
Bons voos, com boa gestão!