- Anúncio -

Santa Catarina – O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o SAMU Aeromédico de SC têm se destacado na busca de novas tecnologias e de técnicas consagradas mundialmente. Em  julho de 2022, iniciaram o transporte de sangue total para o local da ocorrência. Para garantir seu armazenamento, adquiriam quatro bolsas especiais que mantém temperatura constante de 5ºC, desenvolvido pela empresa brasileira Stable Tech.

Além disso, utilizam aparelho de ultrassonografia portátil, muito útil na avaliação do funcionamento do coração, lesões pulmonares e lesões no abdome e compressor torácico automático (LUCAS 3), importante nos atendimentos que necessitam de reanimação de vítimas de parada cardiorrespiratória. Muitas pessoas já foram salvas com o uso desses equipamentos em Santa Catarina.

Mas não para por ai, na manhã do dia 21 de Março, realizaram transporte aeromédico de recém-nascido (RN) prematuro com o emprego de incubadora instalada no helicóptero Arcanjo 01. A aeronave decolou de sua base em Florianópolis (SC), embarcou o recém-nascido em Balneário Camboriú (SC), e transportou para o Hospital Regional Deputado Afonso Guizzo (HRA), em Araranguá (SC).

Segundo a equipe aeromédica, o emprego do helicóptero agilizou o transporte, pois permitiu que fizessem a transferência do paciente leito a leito, sem a necessidade do emprego de apoio de ambulâncias terrestres na origem e no destino. “Questões logísticas também devem ser consideradas na decisão sobre qual o melhor recurso a ser empregado para cumprir a demanda solicitada”, complementou a médica de voo Daíse Müller.

“Buscamos incessantemente melhor atender a população, seja com a escolha do tipo de aeronave para cada tipo missão, seja pela busca constante de equipamentos mais modernos empregados no mercado”, disse o comandante da aeronave, Maj Jair Pereira dos Santos Júnior.

- Anúncio -